Após rescindir contrato com o Cruzeiro, jogador chega para defender o Santos nas próximas temporadas
Tem reforço confirmado na Vila Belmiro. Nesta terça-feira (8), o Santos oficializou a chegada de Maicon. O experiente zagueiro de 33 anos assinou um contrato de dois anos com o Peixe. O acerto foi feito após o jogador conseguir sua rescisão contratual com o Cruzeiro, onde não vinha sendo aproveitado.
BEM-VINDO, MEU ZAGUEIRO! ⚪⚫
Maicon é o novo reforço do Santos FC para a temporada. O zagueiro de 33 anos, que estava no Cruzeiro, acertou sua rescisão com a equipe de Minas Gerais e assinou contrato de dois anos com o Peixão. pic.twitter.com/BRv39jM7ng
— Santos FC (@SantosFC) March 8, 2022
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiI3dWdoaXllNyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
A contratação demorou para ser concretizada pelo fato de Maicon ter sido um pedido de Fábio Carille, demitido recentemente do clube. Porém, Fábian Bustos, novo treinador do Santos, deu seu aval e a diretoria retomou as conversas com o zagueiro.
O jogador deixou o Cruzeiro após ter feito apenas três partidas pela equipe mineira durante o estadual.
Primeiras palavras como atleta do Santos
“Emoção muito grande. Não consigo nem descrever o que estou sentindo agora. Estou realizando o sonho do meu pai. É um time que eu cresci vendo jogar. A gente esperou tanto por esse momento. Desde pequeno meu pai sempre falava que o sonho dele era ver um dos filhos jogando no Santos FC, que é o time do coração. E não tem orgulho maior do que poder realizar esse sonho”, afirmou o zagueiro, citando o pai Maurides Roque, torcedor fanático do Peixe.
“Vou procurar fazer aquilo que sempre fiz na minha carreira. Tentar ajudar os mais jovens com liderança e fazer de tudo para colocar o Santos FC no mais alto nível. Podem contar com dedicação e muito trabalho. Farei o possível para honrar essa camisa dentro de campo”, ressaltou Maicon.
Passagem marcante pelo rival São Paulo
Com passagem pelo Mamoré, o zagueiro se profissionalizou pelo Cruzeiro em 2008, mas acabou tendo poucas chances na Raposa. Em 2008 ele foi emprestado para a Cabofriense-RJ e em seguida para o Nacional da Madeira-POR.
Com boas atuações em Portugal, ele foi comprado pelo Porto em 2009, onde se destacou, ficando até 2016. Após perder espaço no time titular, ele foi emprestado ao São Paulo, onde atuou em duas temporadas. Apesar de conquistar apenas a Florida Cup, o jogador caiu nas graças da torcida,.
Após repetir o sucesso no Tricolor, Maicon foi negociado com o Galatasaray, por 7 milhões de euros. Durante a passagem pelo futebol turco, o zagueiro chegou a ser emprestado ao Al-Nassr e em seguida comprado em definitivo pela equipe árabe.
Com o fim do seu contrato, ele acertou seu retorno ao Cruzeiro. Porém, a compra da equipe por Ronaldo Fenômeno mudou os rumos de diversos jogadores do elenco mineiro, dentre eles Maicon. No caso do atleta, houve uma tentativa de renegociar salários e cláusulas no contrato, mas sem esse acerto, a decisão foi de rescindir o contrato e acertar um vínculo com o Santos.
Dentre seus principais títulos destacam-se:
- Cruzeiro
- Copa São Paulo de Futebol Júnior: 2007
- Porto
- Liga Europa: 2010-11
- Campeonato Português: 2010-11, 2011-12 e 2012-13
- São Paulo
- Florida Cup: 2017
- Galatasaray
- Campeonato Turco: 2017-18