Home Futebol Fifa discute excluir Rússia de todas as competições oficiais de futebol

Fifa discute excluir Rússia de todas as competições oficiais de futebol

Victor Lucca Ferreira
Colaborador do Torcedores

A Rússia, que já não tem clubes e seleções em competições internacionais, pode ficar fora da Fifa em definitivo

O Conselho Geral da Fifa fará uma reunião, nesta quarta-feira (30), em Doha, no Catar, para falar sobre a  Copa do Mundo de 2026, que ocorrerá na América do Norte. Entretanto, um dos assuntos será a expulsão da Rússia por conta do ao conflito na Ucrânia. Atualmente,  as seleções e clubes russos estão suspensos de disputarem jogos oficiais e isso pode ser permanente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A Fifa ainda pode tirar a União Russa de Futebol das suas competições em definitivo. Isso já foi feito temporariamente com a África do Sul nos anos 70 por conta do Apartheid.  Referente a essa situação, um representante do Shakthar disse à Reuters que “a Rússia é tão Apartheid quanto isso”.

De acordo com as informações do jornal espanhol “As”, a instituição pode deixar os russos de fora de competições oficiais de futebol definitivamente.  O  Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) assegurou sentença depois que a Federação Russa tentou recorrer a suspensão das competições da FIFA e da UEFA.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Os russos, por sua vez, acreditam que a FIFA não tomará uma decisão tão dura. Pois, eles sabem que estão em uma situação delicada e querem chegar a um consenso com os demais. Um porta-vozes do futebol russo relatou que o governo é inseto de responsabilidade. “Nunca houve interferência do governo em nossa federação, nem mesmo agora”, explicou.

Devido às sanções, os clubes russos não podem mais disputar competições continentais, como Liga dos Campeões, Liga Europa e Conference League. Sendo assim, o Spartak Moscou foi expulso da fase de oitavas de final da Liga Europa. Para contornar a situação, o clube russo busca uma filiação à Federação Asiática.

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

 

Better Collective