Todos os 20 clubes concordaram com a decisão anunciada nesta terça-feira
A medida que a guerra na Ucrânia avança, as sanções contra a Rússia aumentam. Assim, a Premier League, liga organizadora do futebol inglês, anunciou a suspensão do contrato dos direitos de transmissão da empresa russa Rambler (Okko Sport). Todos os 20 cubes concordaram com a decisão, de maneira unânime. Vale ressaltar que todas as decisões da PL, precisam passar pelo aval dos clubes.
A Premier League também anunciou a doação de um milhão de libras para o Comitê de Emergências de Desastre. Esse órgão organiza iniciativas que dão apoio humanitário para a população ucraniana.
“A Premier League condena a invasão russa à Ucrânia. Nós pedimos paz, e nossos pensamentos estão com todos aqueles impactados”, afirmou em nota a Premier League.
Assim como a PL, organizadoras de outras divisões do futebol inglês também suspenderam o contrato. É o caso da English Football League, e da Football Association (FA). Enquanto isso, os clubes também protestam contra as ações da Rússia na Ucrânia. Os capitães de todos os clubes usaram a braçadeiras com a bandeira da Ucrânia. Além disso, jogadores e torcedores, estão livres para protestar contra a guerra no leste europeu.
“Essa mensagem de solidariedade foi visível para os fãs de todo o mundo nos canais digitais da Premier League e nas transmissões das partidas. Isso se soma às inúmeras maneiras pelas quais os clubes continuam demonstrando seu apoio”, escreveu a PL.
O contrato da Premier League com a Rambler (Okko Sport), rendia seis milhões de libras por ano. No entanto, a liga possui outros acordo bilionários de direitos de transmissões. Além da PL, o esporte russo vem sofrendo outras sanções da FIFA, UEFA, entre outros.
The Premier League and its clubs today unanimously agreed to suspend our agreement with Russian broadcast partner Rambler (Okko Sport) with immediate effect and to donate £1 million to support the people of Ukraine
Full statement: https://t.co/r1SPpYLsRo pic.twitter.com/OKiqKbho68
— Premier League (@premierleague) March 8, 2022