Verdão busca título histórico no Campeonato Paulista 2022
O Palmeiras inicia na próxima quarta-feira (30), diante do São Paulo, a busca pelo seu 26º título do Campeonato Paulista. Só que, a depender de como será o duelo da ida, e também o (infame) embate de volta, marcado para domingo (3), a conquista de 2022 pode ser especial. Para não dizer histórica.
Isso porque o Verdão está atualmente invicto no Paulistão. Em 14 partidas até aqui, 11 vitórias e três empates, com a melhor defesa da história da competição (4 gols sofridos, média de 0,28 por jogo) de quebra, além de um dos melhores aproveitamentos registrados.
Se não for derrotado pelo Tricolor (e vencer nos pênaltis, em caso de dois empates), o Palmeiras chegará ao quarto título invicto de sua história. Os dois primeiros foram ainda sob o nome de Palestra Itália, em 1926 e em 1932. O terceiro leva uma coincidência curiosa.
A última vez que o Verdão levou um título do Paulistão de maneira invicta foi em 1972. Na ocasião, a equipe que ficaria conhecida como a “Segunda Academia” foi imbatível por 22 partidas, sendo 15 vitórias e sete empates.
Na “final” — a rodada final decisiva, para ser mais exato —, um empate justamente contra o São Paulo, adversário também na atual edição. Mais do que isso, houve uma certa celeuma sobre o palco do jogo, entre o Morumbi (mesmo com o mando alviverde), Parque Antártica e Pacaembu. O último “venceu” a decisão. E o Palmeiras venceu o título.