Barcelona passa por crise financeira, mas busca maneiras de viabilizar o negócio
Não é segredo para ninguém que a grande meta do Barcelona para 2022 é Haaland. Essa operação, no entanto, pode sair bastante cara para os cofres do clube catalão. De acordo com o Marca, o Barça pode desembolsar $250 milhões de euros pelo atacante, entre transferência, comissão para empresários e comissão para o próprio jogador. Além desse valor, o time de Xavi terá uma forte concorrência no mercado, inclusive do rival, Real Madrid.
Outro forte concorrente do Barcelona por Haaland, é o Manchester City. Diferente do clube catalão, o time inglês possui dois fortes motivos para acreditar que ficará com o atacante norueguês. O primeiro é o dinheiro, que não chega a ser um problema para o City. O segundo é Pep Guardiola. O treinador já deixou claro sua intenção de contar com Haaland, e pode ser usado para que o clube feche o negócio.
Não tendo o poder econômico de Real Madrid e Manchester City, o Barcelona joga com outras estratégias. Por conta disso, recentemente, o técnico do Barça, Xavi, se encontrou com Haaland em Munique, na Alemanha. Na reunião, o treinador falou sobre como pretende utilizar o atacante.
O Barcelona também tenta encontrar novas fontes de renda, não só para contratar Haaland, mas também para conseguir melhorar sua situação financeira. Assim, o clube negocia com operadores de crédito, e já colocou alguns ativos a venda.
De acordo com o Marca, até o fim desta temporada, o clube catalão pode conseguir cerca de $650 milhões de euros. Esse valor, entre outras coisas, seria a garantia financeira para contratar Erling Haaland, grande sonho de Joan Laporta para o Barcelona. Além disso, esse valor pode ser usado para montar um time forte ao redor do atacante norueguês do Dortmund.