Ao todo, dez equipes compõe o grid da Fórmula 1; abertura da temporada vai ocorrer no próxima domingo (20), no GP do Bahrein
Tá chegando a hora! Enfim, após longos três meses de espera, os fãs da Fórmula 1 vão ouvir os roncos dos motores em uma corrida oficial. Isso porque a temporada de 2022 da F1 começa no dia 20 de março, com a prova de Sakhir, no Bahrein. E, para esquentar o clima deste início de mundial, o Torcedores.com relembra, na sequência, quais são os carros que vão protagonizar as disputas intensas nos asfaltos.
Ao todo são dez equipes no grid da Fórmula 1: Mercedes, Red Bull, Ferrari, McLaren, Alpine, AlphaTauri, Aston Martin, Alfa Romeo, Williams e Haas. Na temporada passada, a Mercedes sagrou-se octacampeã entre os construtores. No entanto, neste ano, as inúmeras mudanças no regulamento da F1 deixaram a briga mais incerta.
Afinal, quem vai largar na frente em 2022? No momento, é muito difícil cravar. O que não dá para negar, contudo, é a BELEZA de cada um destes carros da nova temporada. Ainda não viu? Ou viu, mas não lembra? Confira a seguir!
Todos os carros da F1 em 2022
MERCEDES
Atual octampeã da Fórmula 1, a Mercedes retornou ao visual prateado em seu W13, após duas temporadas com os carros pretos. Neste ano, a escuderia conta com a dupla formada pela lenda Lewis Hamilton e o novato George Russell, que substituiu Valtteri Bottas. Embora ainda seja cedo, já podemos confiar que a Mercedes deve brigar pelas posições mais altas do grid. Mas será que a hegemonia continua? Somente assistindo para saber!
The return of the Silver Arrows. 🤍 Meet the Mercedes-AMG F1 W13 E Performance. 🤩 pic.twitter.com/NsuEBvbkbK
— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) February 18, 2022
RED BULL
Sem grandes mudanças na pintura, a Red Bull aposta no RB18 para o bicampeonato entre os pilotos, já que Max Verstappen é o atual campeão da Fórmula 1. A escuderia, no entanto, também tem a expectativa de conseguir voltar a brigar pelo título de construtores, o qual não conquista desde a temporada de 2013. Para fazer dupla com Verstappen, o mexicano Sergio Pérez foi mantido como segundo piloto da equipe.
Introducing the lean, mean, #RB18 🔥 #F1 pic.twitter.com/8RldKjT4cE
— Oracle Red Bull Racing (@redbullracing) February 9, 2022
FERRARI
Terceira colocada no último mundial, a Ferrari recuperou um visual retrô para o seu F1-75, que contém detalhes em pretos aliados a já tradicional pintura vermelha. Novamente, nesta temporada, a equipe aposta na dupla de jovens pilotos: Charles Leclerc e Carlos Sainz. Entretanto, principalmente para Leclerc, o ano de 2022 é importantíssimo em termos de afirmação. O tempo vai passando e já é hora do monegasco mostrar que pode muito mais!
It’s finally here 😍
Introducing our 2022 fighter, F1-75 🏎#essereFerrari 🔴 pic.twitter.com/v6Uw8YE87q
— Scuderia Ferrari (@ScuderiaFerrari) February 17, 2022
MCLAREN
O MCL36 da McLaren já é vislumbrante logo de cara. Com sua pintura laranja, a equipe inglesa espera atingir resultados ainda mais significativos em 2022. Vale lembrar que a McLaren conseguiu uma dobradinha no ano passado (com Daniel Ricciardo e Lando Norris), mas o intuito neste ano é, ao menos, adentrar no top 3 entre as escuderias. Para isso, aliás, a dupla titular de pilotos foi mantida. Será que haverá evolução?
Sleep tight, #MCL36. 👊 pic.twitter.com/5fHWEYDRKW
— McLaren (@McLarenF1) March 12, 2022
ALPINE
Para a temporada de 2022, a Alpine inovou em seu A522! Serão dois carros diferentes, um para as duas primeiras corridas (todo rosa) e outro para o restante do campeonato (predominantemente azul). A dupla de pilotos segue intacta: Fernando Alonso e Esteban Ocon serão os responsáveis por tentar levar a escuderia francesa para além do quinto lugar entre os contrutores. Alonso, aliás, é o corredor mais veterano desta temporada, com 40 anos de idade.
Ok then! Message received 😅 Here’s your first poster drop of the season ⤵️#F1Testing #A522Launch pic.twitter.com/hqMnXIDLYo
— BWT Alpine F1 Team (@AlpineF1Team) February 23, 2022
ALPHATAURI
A ‘equipe irmã’ da Red Bull chega para a temporada de 2022 com grandes expectativas. O novo carro, batizado de AT03, será pilotado pelo jovem, mas experiente Pierre Gasly e o garoto Yuki Tsunoda. O japonês, aliás, detém a curiosidade de ser o piloto mais baixo de todo o grid, com apenas 1,59 m. Que bom que tamanho não é documento no universo da Fórmula 1! E aí, curtiu o novo visual da AlphaTauri?
what. a. stunner! 🔥 putting the AT03 on track where it belongs 😎
see for yourself 👉 https://t.co/Cn2I8azT1a pic.twitter.com/n3dEVKWoyU
— Visa Cash App RB F1 Team (@visacashapprb) February 14, 2022
ASTON MARTIN
Primeira equipe a apresentar o novo carro em 2022, a Aston Martin traz o seu AMR22 todo verde e com detalhes em amarelo. A temporada passada da equipe britânica foi decepcionante, mas as expectativas são de melhora para o campeonato que se aproxima. Tetracampeão da F1, Sebastian Vettel segue como piloto principal da escuderia. Ao seu lado, Lance Stroll, canadense que é filho do ‘chefão’ da Aston Martin, Lawrence Stroll.
Our climb continues. 💚
Welcome, #AMR22. #WeClimbTogether pic.twitter.com/I6BBabwHmS
— Aston Martin Aramco F1 Team (@AstonMartinF1) February 10, 2022
ALFA ROMEO
Equipe que mais se reformulou entre as temporadas, a Alfa Romeo aposta em Valtteri Bottas como uma ‘nova cara’ vitoriosa. O ex-piloto da Mercedes vai fazer dupla com um estreante: Guanyu Zhou, o primeiro chinês da história a participar da Fórmula 1. Ambos vão pilotar o novo C42, último entre todos os carros a ser apresentado, mas que apresentou alguns problemas na pré-temporada. Ainda há tempo para correções antes da largada inicial.
we’ll just leave this here 😉 pic.twitter.com/hbYN4EoOxa
— Stake F1 Team KICK Sauber (@stakef1team_ks) March 5, 2022
WILLIAMS
Um carro totalmente azul para uma temporada que promete ser de evolução. Após conseguir um pódio em 2021, a Williams perdeu George Russell para a Mercedes e trouxe Alexander Albon para seu lugar. O tailandês vai fazer dupla com Nicholas Latifi, um dos grandes personagens da corrida final do mundial de 2021. Ambos estarão encarregados de fazer o novo FW44 performar o melhor possível ao longo das 23 corridas da temporada.
Your FW44, ready for the challenges of 2022 💪 pic.twitter.com/4rXOwFaMyI
— Williams Racing (@WilliamsRacing) February 15, 2022
HAAS
Envolta em polêmicas recentes, a Haas quebrou o contrato do russo Nikita Mazepin por decorrência da invasão do da Rússia à Ucrânia. De última hora, Kevin Magnussen retornou à escuderia estadunidense e vai, portanto, correr ao lado de Mick Schumacher, filho da lenda Michael Schumacher. Após uma temporada conturbada em 2021, ambos os pilotos tem, agora, o objetivo de guiar o novo VF-22 e tirar a Haas das últimas filas do grid.
Mick’s on the move!
He’s starting off the final session of testing, with up to six hours of running time available to us this afternoon & evening. #HaasF1 #F1Testing pic.twitter.com/QPdTSQoBQd
— MoneyGram Haas F1 Team (@HaasF1Team) March 12, 2022