Atacante não balança as redes com a camisa da seleção desde 2019 e não teve seu nome entre os convocados de Tite para as Eliminatórias da Copa
Um dos nomes que mais repercutiram na convocação da seleção brasileira hoje (11), na verdade, estava fora dela. Antes protegido de Tite, o atacante Gabriel Jesus esgotou as suas chances com a “Amarelinha” e não vai enfrentar Chile e Bolívia nas últimas rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo no Catar 2022.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJEdWlIS20wNyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
A ausência do jogador é também uma demonstração do treinador que a paciência com o seu futebol acabou. Desde 2019, quando o centroavante marcou o seu último gol pelo Brasil, o técnico multicampeão pelo Corinthians resistiu às críticas e bancou o nome do ex-palmeirense em suas listas.
Parte do carinho guardado por Tite a cada convocação diz respeito ao histórico de Gabriel Jesus desde que o “professor” assumiu a seleção. Em termos de artilharia sob o comando do gaúcho, o jogador do Manchester City se tornou no segundo maior artilheiro da seleção, só perdendo para Neymar — 24 (1º) e 18 (2º) gols.
Ver essa foto no Instagram
Só que de um tempo pra cá, o retrospecto positivo do jogador tem se sobreposto ao desempenho apresentado em campo. Na Inglaterra, ele deixou de ser decisivo pelo faro de goleador e, nesta temporada, teve mais assistências que bolas na rede. O treinador Guardiola comentou essa mudança em entrevista recente:
“É verdade que ultimamente ele está jogando mais aberto. Ele se sentiu mais confortável sendo a forma da equipe mais aberta, mas ele é um jogador jovem e nós o encorajamos.”
No calendário de 2021/22, Gabriel Jesus foi titular em 15 dos 28 jogos na Premier League e saiu do banco em cinco oportunidades. Só que mesmo atuando 1339 minutos na liga doméstica, ele fez apenas dois gols e distribuiu oito passes que terminaram em gols.
Seu melhor desempenho individual tem sido na Champions League com cinco partidas disputadas e três gols marcados, todos ainda na fase de grupos. Desde que a competição “trocou a chavinha” para o mata-mata, ele não jogou contra o Sporting na ida das oitavas, quando o City goleou por 5×0, e participou da volta inteira, mas sem fazer gols no 0x0.
Seleção nas Eliminatórias
A seleção brasileira joga contra o Chile no Maracanã e viaja para enfrentar a Bolívia fora de casa neste mês. Esses dois jogos encerram o ciclo da Copa do Catar na América do Sul e são encarados por Tite como uma oportunidade para consolidar o seu time antes dos amistosos preparatórios no meio do ano.
Se quiser reconquistar o seu posto no Brasil, Gabriel Jesus terá pela frente toda a temporada na Europa e mais uma parte do calendário seguinte, já que o Mundial será só em novembro. O Manchester City lidera a Premier League com seis pontos de vantagem para o vice Liverpool.