Treinador acumula polêmicas durante a carreira
De acordo com informações do Pasión Fútbol, o treinador ex-São Paulo, Juan Carlos Osório não deve seguir no comando do América de Cali. Com contrato até junho de 2023, o comandante só deve seguir no clube até o final do Apertura 2022, em julho.
A princípio, são vários os motivos que afastam o treinador da equipe de Cali. No entanto, a situação que mais agravou o trabalho conturbado no clube colombiano, ocorreu na última semana. Em uma partida entre América de Cali x Independente Medelin, Osório pisou no pé de Juan Mosquera que estava caído próximo a beira do campo. Apesar do técnico não ser expulso, já que o VAR ainda não é disponibilizado nas primeiras fases, as câmeras pegaram o lance.
Una vergüenza total lo de Juan Carlos Osorio.
¿Ahí qué? @Sudamericana
pic.twitter.com/1Ekc9sKWgR— MUNDO DIM (@MundoDIM) March 17, 2022
Mosquera é um jovem lateral do Medellín, equipe essa que superou o time de Osório nos pênaltis, avançando de fase. A atitude lamentável somada a eliminação do clube pesou definitivamente nos últimos dias. Sendo assim, os dias do colombiano no América de Cali podem estar perto do fim.
Ao mesmo tempo, o time colombiano não atravessa um bom momento no Colombiano. Com 15 pontos conquistados e apenas quatro vitórias em onze jogos, a equipe figura na 12ª colocação, longe de rivais como Atlético Nacional, Milionários e Santa Fé. Ainda assim, de acordo com a imprensa colombiana, o treinador é cotado para assumir a seleção colombiana, pela experiência de já ter dirigido o México e Paraguai.
Carreira Osório
Ex-jogador com passagem pelo Internacional ainda como atleta, iniciou sua carreira como auxiliar em 1999, passando cinco anos no Manchester City. Em seguida, dirigiu times da Colômbia e MLS já como treinador principal. O “auge” de Juan Osório foi em seus trabalhos no Once Caldas e Atlético Nacional. No último, ganhou seis títulos nacionais e montou a base do time campeão da Libertadores 2016.
O técnico ainda passou rapidamente pelo São Paulo e ganhou os holofotes por seu estilo diferente, além de um temperamento elevado. Utilizando muitas vezes dos “bilhetes” para instruir os jogadores no campo, tornou-se uma marca registrada no Brasil. Acabou deixando o tricolor para assumir a seleção do México treinando o país na Copa do Mundo 2018 e caindo para a seleção brasileira.
Ainda passou pelo Paraguai e retornou ao Atlético Nacional, antes de fechar com o América de Cali. Recentemente o Torcedores.com apurou que o comandante chegou a ser oferecido ao Corinthians, antes de um acerto com Vitor Pereira.