Após a aprovação da lei do SAF, vários clubes no Brasil estão aderindo á modalidade de clube-empresa
Desde o Cruzeiro, vários clubes vem estudando a ideia de aderir ao SAF (Sociedade Anônima do Futebol). A lei foi aprovada em agosto de 2021 no Brasil. Desde então, várias equipes vem estudando a possibilidade de tornar-se clube-empresa. O Botafogo também é outro exemplo desde que foi adquirido por John Textor. Outras equipes, dentre elas clubes como Vasco e Chapecoense, também cogitam a conversão.
No Nordeste, o Treze Futebol Clube, equipe da Paraíba, anunciou que já estuda aderir ao SAF. Através de sua assessoria de imprensa, o clube divulgou que criou um grupo de trabalho com profissionais especializados na proposta de tornar o Treze um clube-empresa.
“É o clube com a maior tradição no Estado, títulos, torcida, ídolos e patrimônio, em uma cidade com mais de 400 mil habitantes. Há ótimas perspectivas de negócio em função deste contexto. Estamos iniciando o trabalho interno de avaliação, já fizemos as 2 primeiras reuniões, aprovamos o plano de trabalho, temos interessados esperando esse diagnóstico e querendo dialogar sobre o que o clube tem interesse de desenvolver como negócio” – explicou Cláudio Lucena, diretor de marketing do Treze Futebol Clube.
— Torcedores.com (@Torcedorescom) March 28, 2022
Jorge Salgado, presidente do Vasco, fala sobre SAF: “Amplas possibilidades de sucesso”
O Treze está bem próximo do seu centenário. Com 97 anos, o clube fundado em 1925 vive uma péssima fase. Neste ano, o Galo da Borborema sequer tem calendário para o segundo semestre de 2022, e passa por dificuldades no futebol paraibano. O Alvinegro tenta garantir, pelo menos, uma vaga na Série D em 2023.
Em sua última partida, o clube venceu o CSP por 2 a 1 fora de casa e mantém-se vivo na competição. Para garantir a classificação, o Treze precisa vencer no Sport Lagoa Seca no próximo sábado (2). O duelo é válido pela última rodada da fase classificatória do Campeonato Paraibano 2022.