Renovação automática evita a saída de Azpilicueta do Chelsea após sanções; entenda
Chelsea está impedido de contratar, vender ou até mesmo renovar o contrato de seus jogadores após sanções contra Roman Abramovich
O Governo Britânico anunciou, recentemente, uma série de medidas que complica o futuro do Chelsea. Na verdade, tratam-se de sanções contra o russo Roman Abramovich, dono do clube londrino. O motivo é a relação existente entre o empresário e Vladmir Putin, presidente da Rússia e responsável pela invasão do país à Ucrânia.
Dessa forma, diante das sanções, o Chelsea está proibido de negociar jogadores ou de renovar o contrato de quem já está no elenco. Ou seja, no caso de um atleta com vínculo terminando na próxima janela, este não terá outra opção a não ser deixar os Blues. É o que deve ocorrer, por exemplo, com Antonio Rüdiger e Andreas Christensen.
Outro com contrato a terminar no próximo mês de junho é César Azpilicueta. Contudo, um pequeno detalhe pode acabar por não alterar o destino do espanhol. Isso porque o contrato do lateral-direito com o Chelsea possui uma cláusula especial. Trata-se de uma renovação automática por mais um ano, acionada se ele completasse, ao menos, 30 jogos nesta temporada. E isso aconteceu.
Azpilicueta já atuou em 30 jogos entre 2021 e 2022 e, portanto, teve seu contrato renovado de maneira automática pelos Blues. É o que crava o jornal As, da Espanha, que ainda destaca o interesse do Barcelona pelo lateral.
Azpilicueta longe do Barcelona
No fim das contas, as sanções acabaram por manter o espanhol em Londres. Caso o time não tivesse sido ‘punido’, Azpilicueta possivelmente seria negociado, apesar da renovação automática por mais uma temporada. Agora, no entanto, ele terá de ficar no Chelsea de forma obrigatória. Notícia ruim para o Barcelona, que monitorava o jogador.
Enfim, resta ao time catalão torcer pela suspensão das sanções ao Chelsea nas próximas semanas. Neste caso, o rival poderia voltar ao mercado normalmente, abrindo a possibilidade de uma saída do lateral-direito espanhol.
Aos 32 anos, César Azpilicueta já está há dez temporadas na equipe azul da capital inglesa. Por lá, realizou 462 jogos, com 15 gols e 56 assistências. Além disso, ergueu nove troféus no total. O mais recente, já como capitão, foi no Mundial de Clubes, disputado em fevereiro, diante do Palmeiras na grande decisão.