A atual campeã olímpica levou o ouro na prova de 10km
A baiana Ana Marcela Cunha conquistou sua primeira medalha de ouro na temporada 2022. Nesta quinta-feira (24), a atual campeã olímpica venceu a prova de 10km da etapa de Eliat (Israel) da Copa de Águas Abertas.
A atleta foi convidada para participar da competição, organizada pela Liga Europeia de Natação. O programa durou três dias, mas Ana Marcela participou apenas da prova de 10km.
Única brasileira da prova, Ana Marcela foi a melhor entre as 31 competidoras. Como resultado, o tempo foi de 2h06min01s3, a atleta chegou com mais de um minuto de vantagem sobre a segunda colocada. A francesa Oceane Cassignol fez o percurso em 2h07min22s7. Já a italiana Ginevra Taddeucci ficou com o bronze e completou os 10km em 2h07min24s9.
Essa é a terceira vitória de Ana Marcela na prova de 10km. Em Tóquio 2020, a nadadora completou a prova em 1h59m30s08. Anteriormente, no Pan de Lima, em 2019, o ouro inédito veio ao vencer a maratona com 2h00min51s9.
No Twitter, o Time Brasil comemorou o primeiro título da temporada da atleta:
É OUROOOOOOOOOO! 🥇🏊🏽♀️
Só podia ser dela: Ana Marcela Cunha.
Vitória nos 10km na etapa de Eliat 🇮🇱 do Circuito Europeu: 2:06.01
Começando o novo ciclo com tudo! 💪🏽 pic.twitter.com/lahtIPEcwB
— Time Brasil (@timebrasil) March 24, 2022
Próximos passos
Com 30 anos recém completados, Ana Marcela é pentacampeã do circuito mundial de maratona aquática de 25km. Bem como foi eleita a melhor nadadora do mundo em águas abertas por sete vezes.
Isso porque Ana Marcela Cunha tem títulos em diversas competições. Já são 12 medalhas em Campeonatos Mundiais, o ouro nos Jogos Pan-Americanos, o título olímpico e cinco títulos do Circuito Mundial da modalidade.
Nesta temporada, a atleta se prepara para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos. Assim como o evento dessa semana, o Mundial deve acontecer na Europa, entre 18 de junho e 3 de julho, em Budapeste, na Húngria.
A medalha de ouro dos 10 km nesta competição é o único título que falta na carreira da atleta. Da mesma forma, caso vença, Ana Marcela será a primeira Campeã de Tudo nas Águas Abertas.
Confira a lista de títulos de Ana Marcela Cunha
- Campeã olímpica em Tóquio-2020
- 11 medalhas em Mundiais dos Esportes Aquáticos (cinco ouros, duas pratas e quatro bronzes)
- 5 ouros em Mundiais dos Esportes Aquáticos
- 4 vezes campeã do FINA Marathon Swim Series (antiga Copa do Mundo)
- 26 vitórias no FINA Marathon Swim Series (antiga Copa do Mundo)
- Campeã nacional em sete países (Brasil, África do Sul, Hungria, França, Itália, Espanha, Estados Unidos)
- Campeã mundial militar
- Campeã mundial de praia
- Campeã Pan-Americana em 2019
- Campeã europeia