Presidente da Rússia rejeitou “boicote diplomático” liderado pelos Estados Unidos e compareceu à festa que abriu oficialmente a competição na China
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi flagrado lutando contra o sono durante a Cerimônia de Abertura dos Jogos de Inverno em Pequim, hoje. O político compareceu presencialmente à festa que marcou o reencontro do estádio Ninho do Pássaro com uma competição olímpica depois de 14 anos.
A festa começou pontualmente às 9h (Brasília) desta sexta-feira (4) e às 20h no fuso horário da China. E a diferença de horários não pode ser uma justificativa de Putin, uma vez que Moscou, capital da Rússia, tem uma diferença de apenas três horas em relação ao país asiático.
O momento do flagra aconteceu durante o desfile das delegações, mais precisamente enquanto a Ucrânia fazia sua entrada. O país, cuja tensão política com a Rússia é crescente, foi o 14º a fazer sua aparição, uma vez que a ordem não seguiu nenhuma calendário, mas, sim, a quantidade de traços da primeira letra.
Assista ao momento:
— MRCTV (@mrctv) February 4, 2022
Putin compareceu ao evento indo na contramão do boicote diplomático organizado por países como Estados Unidos, Reino Unido e Canadá. Uma porta-voz da Casa Branca explicou que essa medida era uma forma de protesto contra os “genocídio e os crimes contra a humanidade em Xinjiang”.
Assim como em Tóquio 2020, nos Jogos Olímpicos de Verdão, a Rússia não poderá jogar com as suas identidades na China. No lugar, adotará o nome de “Comitê Olímpico Russo” e terá uma bandeira diferente, com os aros olímpicos e as cores oficiais do país. O hino também foi substituído pelo Concerto para piano e orquestra n.º 1, de Tchaikovski.