Presidente do Santos explica dívida com Inter e diz quanto clube vai receber por Yuri Alberto
Jogador de 20 anos passou a última temporada no Internacional e foi envolvido em uma venda ao Zenit na janela de inverno do futebol russo
O presidente do Santos, Andrés Rueda, participou ontem (7) do SantosCast, podcast oficial do clube, para explicar algumas situações pendentes. Dentre os vários assuntos abordados pelo apresentador André Vasco e a convidada Nagila Luz, dois deles se destacaram na conversa de duas horas.
O primeiro tema diz respeito à venda do atleta Yuri Alberto, que jogou pelo Internacional no ano passado. Ele foi o principal atleta do Colorado no Campeonato Brasileiro ao marcar 12 gols e contribuir para 3 assistências nas 33 rodadas em que entrou em campo. Seu desempenho chamou a atenção do Zenit e logo foi anunciado pelos russos.
A proposta foi aceita pela equipe gaúcha quando as cifras chegaram na casa dos 25 milhões de euros (R$ 150 milhões). Yuri jogou uma única partida em 2022, contra o Juventude, fez um gol na vitória por 2×1 e dias depois foi confirmado como reforço da equipe de São Petersburgo.
Quando perguntado sobre o assunto pela convidada Nagila Luz, o presidente do Santos tratou de explicar qual é a real fatia do Peixe no negócio: “O percentual do Yuri, os 5%, não ‘é’ 10%, os 5% que a gente tem direito de receber, isso é líquido e certo. O Inter tem que pagar isso pro Santos por ser time formador”.
Os 5% anunciados por Andrés Rueda significam a injeção de 1,25 milhão de euros (cerca de R$ 7,5 milhões) aos cofres santista.
Já sobre a dívida que o Santos tem com o Internacional referente à venda de Leandro Damião, em 2013. O Peixe perdeu a ação na Justiça, que já foi transitada em julgado dando parecer favorável aos gaúchos. Agora, o Alvinegro tenta um acordo para solucionar a questão:
A gente tem uma pendência que é uma ação que está na Justiça e já foi transitada em julgado dando o Inter como ganhador dessa ação, que beira os 3,5 ou 4 milhões [de reais] sobre diferença de câmbio na venda do Damião. […] Se [o Santos] não chegar num acerto, ele é bloqueado, tanto é que já tivemos 1,4 mi bloqueados. O que o Santos quer fazer, e provavelmente o Inter também, juntar o que tem pra receber do Yuri e tentar fazer um acordo pra tirar essa ação.
Veja o trecho da entrevista: