Verdão nunca venceu uma partida nem marcou gol no torneio da Fifa
O tão aguardado momento pela torcida chegou. O Palmeiras estreia nesta terça-feira (8), logo mais, às 13:30, no Mundial de Clubes, disputado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O time vai enfrentar o Al Ahly, do Egito, e busca, para além do título, uma série de outros objetivos, secundários, mas não exatamente pequenos.
Um deles, por exemplo, é superar a campanha da última edição que disputou, justamente a passada, de 2021 mas referente à temporada de 2020. Nela, caiu exatamente nas semifinais, contra o Tigres, do México. Outro objetivo, dá para dizer, é buscar uma revanche contra o adversário de hoje.
Afinal, no último Mundial disputado, o Verdão perdeu para o Al Ahly, só que na disputa pelo terceiro lugar, caindo nos pênaltis após um 0 a 0 no tempo regulamentar.
Por último, o Palmeiras entra em campo para afastar uma marca em sua história: a de pior time sul-americano a participar da competição da Fifa. O clube, afinal, nunca venceu, tampouco marcou gols nas três vezes que entrou em campo no certame — além dos revezes já citados de 2021, a Copa Intercontinental de 1999, disputada em jogo único, terminou em 1 a 0 para o Manchester United.
Além disso, nenhuma outra equipe da América do Sul ficou na quarta colocação, como fez o Palmeiras em 2021. Internacional (2010), Atlético-MG (2013) e Atlético Nacional (2016), os mais recentes derrotados nas semis, todos conseguiram vencer a disputa pela terceira colocação.
A campanha do Palmeiras no Mundial de 1951
Nesta conta não entram os resultados e placares da famigerada Copa Rio de 1951. Esta — vencida pelo Palmeiras após sete jogos, quatro vitórias, dois empates, 11 gols marcados e oito sofridos — não é reconhecida pela Fifa como uma precursora direta do atual Mundial de Clubes, apesar de ser ratificada como a primeira competição mundial oficial entre clubes.
A polêmica, claro, será infindável, ainda mais pelas difusas manifestações da entidade máxima do futebol mundial. Na última segunda-feira (7), ela, por exemplo, publicou em seu site oficial uma entrevista com o atacante Rony, do Verdão, em que uma das perguntas afirmava que tanto o clube alviverde como o seu maior rival, o Corinthians, tinham um título mundial cada.
Toda essa celeuma, porém, pode perder o seu peso. Primeiro, se o Palmeiras avançar à final, deixando de ter o pior desempenho de um sul-americano na competição; depois, se conquista o título…bom, deixemos essa história para depois do apito final de hoje.