Meia se consolida como principal destaque do Verdão no início de 2022
Nos vários esquemas que Abel Ferreira tem montado no Palmeiras em 2022 — como os três zagueiros no Mundial, os cinco meio campistas no Paulistão ou os dois atacantes na Recopa —, um jogador tem aparecido como uma constante: Raphael Veiga.
Destaque do Verdão na temporada passada, em especial na Libertadores, o meia tem despontado, já desde o comecinho deste ano, como o protagonista do grupo. Tanto que, com o gol marcado diante do Athletico Paranaense, na última quarta-feira (23), pela ida da Recopa Sul-Americana, ele disparou na artilharia alviverde.
O camisa 23 tem agora 4 gols pelo Palmeiras em 2022, além de três assistências. São, portanto, sete participações diretas em gols em oito partidas disputadas. E um “status tático” especial com Abel Ferreira. O português, nas duas últimas partidas, escalou o jogador como um falso nove, com menores responsabilidades defensivas e o mais próximo possível do gol, ainda que com liberdade de movimentação.
Veiga passou a atuar centralizado no Verdão, com Dudu e Rony — e Veron e Wesley — abertos pelos lados como opções constantes de bolas enfiadas, sem falar das passagens de volantes, em especial Atuesta e Jailson, novidades entre os titulares nos últimos jogos.
Nessas, Raphael Veiga deu dois passes açucarados no primeiro tempo da partida contra o Athletico, que poderiam ter resultado em gols do Palmeiras, além da bola entregue para Wesley sofrer o pênalti no segundo tempo. E convertido pelo meia, claro.
Veiga segue perfeito nos pênaltis pelo Palmeiras
As penalidades, aliás, são um capítulo à parte de Raphael Veiga no Palmeiras. Três dos seus quatro gols em 2022 foram assim marcados, afinal. Mais do que isso, o meia segue impecável em suas batidas com a camisa alviverde. Desde sua primeira cobrança, em 2019, são 18 acertos em 18 tentativas, tanto nas feitas com a bola “rolando”, tanto nas disputas por pênaltis.