Volante do Verdão participa de sua segunda edição do torneio da Fifa
O Palmeiras segue na preparação para a estreia no Mundial de Clubes de 2022. Na próxima terça-feira (8), às 13h (de Brasília), o time encara o Al Ahly, do Egito, na semifinal do torneio. O clube africano, aliás, foi o mesmo adversário — e o vencedor — da disputa pelo terceiro lugar da edição passada.
O volante Zé Rafael, titular do técnico Abel Ferreira no Verdão, revelou o que o clube tem feito para ter um desempenho diferente do ano anterior, quando caiu nas semis e terminou em quarto lugar, e garantiu que a motivação do elenco vai além de uma simples “revanche” contra os egípcios, que em 2021 venceram os brasileiros nos pênaltis.
Em entrevista à TV Palmeiras, o camisa 8 detalhou a preparação em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, e disse que, na verdade, ela começou bem antes do que estes primeiros dias de fevereiro. “Acho que a gente já terminou o ano, né, com o pensamento de vir para o Mundial e fazer um grande torneio, pra entrar na história do clube mais uma vez”, explicou o jogador.
Além da questão mental, os atletas do Palmeiras, segundo o volante, se mostraram especialmente preocupados com a questão física, uma das mais elementares durante os primeiros meses do ano. A solução, disse, ele, foi antecipar o “problema: “A gente se preparou muito. Muitos atletas se cuidaram durante as férias, se prepararam para voltar e adiantar o processo da melhor forma possível”, comentou o atleta.
Elenco do Palmeiras sofre com o sono em Abu Dhabi
Passados os elementos físicos e mentais do jogo, Zé Rafael falou sobre outro assunto importante para a disputa do Mundial pelo Palmeiras, a adaptação ao local do jogo. Abu Dhabi, afinal de contas, tem, além de uma temperatura e um clima diferentes, sete horas de diferença (à frente) de fuso horário.
“Nossa adaptação aqui tá sendo muito boa. A gente ainda tem alguns ajustes. O sono muda um pouco com os horário. Mas em relação ao treino acho que a gente tá indo muito bem, a gente tá se preparando da melhor maneira que a gente pode, treinando de manhã e de tarde pra chegar nessa semifinal e fazer uma grande partida”, explicou o volante, que deve ser titular na partida contra o Al Ahly.