Técnico do Verdão tem grupo de confiança para decisões
Enquanto o Palmeiras se prepara para a grande decisão do Mundial de Clubes — marcada para o próximo sábado, às 13:30, no estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi, Emirados Árabes — uma das milhares de preocupações dos torcedores alviverdes é a escalação que será usada contra o Chelsea.
Afinal, por mais que os 11 titulares que iniciaram as partidas contra Flamengo (pela Libertadores) e Al Ahly (pelas semis do Mundial) estejam praticamente impressos na memória da torcida alviverde, é sabido o gosto de Abel Ferreira por alterar a equipe em partidas decisivas e tentar surpreender os adversários.
Alguns jogadores, porém, o técnico português dificilmente irá conseguir esconder. Isso porque o professor tem um grupo de confiança — um ‘quarteto fantástico’ — que utiliza em absolutamente todas as finais em que disputa. Ele são a base da equipe, e alguns dos principais ídolos do atual elenco do Verdão.
São eles: o goleiro Weverton, o zagueiro Gustavo Gómez, o meia Raphael Veiga e o atacante Rony. Os quatro não só atuaram em todas as nove decisões em que Abel Ferreira esteve no comando do Palmeiras — duas Libertadores, Copa do Brasil 2020 (ida e volta), Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana (ida e volta), Paulistão 2021 (ida e volta) — e como titulares, ainda por cima.
Só um outro jogador conseguiu o mesmo feito do quarteto: o volante/zagueiro Felipe Melo, mas que se transferiu do Verdão para o Fluminense e não foi titular em todas ocasiões, iniciando as partidas seis vezes e entrando no decorrer de outras três.
A preferência de Abel pelos atletas é cada vez mais justificada. Se Weverton e Gómez são líderes do elenco e referências em suas posições no futebol brasileiro, além de jogadores de seleção, Veiga é uma estrela em ascensão no Palmeiras, cada vez mais decisivo e com maior nível de desempenho, enquanto Rony é um “soldado” do treinador, imprimindo um alto desempenho físico nas partidas — e, por que não, mental.
Os jogadores do Palmeiras com mais finais com Abel Ferreira
Claro que a predileção do técnico português pelo quarteto não é exclusiva. O Palmeiras de Abel tem diversos outros jogadores que podem ser considerados “a base” da equipe. Confira, abaixo, a lista dos atletas que mais estiveram em campo nas decisões sob o comando do atual treinador:
- Weverton: 9 jogos (todos como titular)
- Gustavo Gómez: 9 jogos (todos como titular)
- Raphael Veiga: 9 jogos (todos como titular)
- Rony: – 9 jogos (todos como titular)
- Luan: – 8 jogos (todos titular)
- Mayke: – 8 jogos (3 como titular e 5 como reserva)
- Wesley: – 7 jogos (4 como titular e 3 como reserva)
- Danilo: – 7 jogos (3 como titular e 4 como reserva)
- Patrick de Paula: – 7 jogos (2 como titular e 5 como reserva)
- Gabriel Menino: – 7 jogos (1 como titular e 6 como reserva)
- Marcos Rocha: – 6 jogos (6 como titular)
- Zé Rafael: – 6 jogos (6 como titular)