7 jogadores do Palmeiras que já vestiram a camisa da seleção
Palmeiras é uma das equipes que mais cedeu jogador para a seleção em Copa do Mundo
Nas cinco conquistas de Copa do Mundo da seleção brasileira, sempre tinha pelo menos um jogador que vestia a camisa do Palmeiras. Em 58, a seleção tinha Mazzola, que na época fazia parte do time Alviverde. em 62, o verdão cedeu à seleção Djalma Santos, Zequinha e Vavá. Na Copa de 1970, Leão e Baldocchi representaram o verde e branco. Em 94, Carlos Alberto Parreira chamou Mazinho e Zinho, do Palmeiras. Na última conquista, em 2002, o goleiro era São Marcos.
Na atual seleção, Weverton é figura presente em todas as convocações. Há inclusive, quem diga que ele mereça ser titular. Mas, deste elenco atual, não é só Weverton que já vestiu a amarelinha. Você se lembra de todos? Confira a lista de todos os jogadores do elenco atual que já foram convocados para a seleção brasileira.
Weverton:
Foi convocado para as Olimpíadas de 2016 no lugar do então palmeirense Fernando Prass. Foi titular e não decepcionou, sendo peça importante na conquista do ouro. Depois dessa conquista, o goleiro Alviverde passou a ser chamado constantemente para a seleção principal. Já disputou amistoso, Copa América e eliminatórias. Provavelmente estará na Copa do Mundo deste ano.
Luan:
O contestado zagueiro do Palmeiras também foi campeão olímpico no Rio em 2016, assim como Weverton. Em 2017, teve algumas convocações para a seleção principal, todas em amistoso.
Marcos Rocha:
O lateral também é muitas vezes contestado pela torcida mas já vestiu a amarelinha. Foi convocado pela primeira vez em 2012 pelo técnico Mano Menezes mas não entrou em campo. Em 2013, voltou para a seleção, convocado dessa vez por Felipão, que colocou o lateral pra jogar. Depois disso, teve outras poucas chances, sendo a última delas, em 2017.
Jorge:
Recém contratado, o lateral esquerdo ainda não conseguiu mostrar o seu futebol. Mas já mostrou quando jogava no Santos, em 2018, sendo convocado para disputar as eliminatórias daquele ano. Em 2019 voltou a ser convocado pelo técnico Tite.
Gabriel Menino
Essa é uma das convocações recentes do técnico Tite que mais causou polêmicas. Menino era reserva no Palmeiras e quando entrava, jogava de volante (e não agradava muito a torcida). Mas, frequentemente era convocado para a seleção e de lateral-direito. Teve diversas convocações para a seleção principal, além de disputar as Olimpíadas de 2020, na qual foi campeão.
Gustavo Scarpa
Presente em convocações sub-23, Scarpa foi convocado para a seleção principal, em 2017, para disputa de amistosos.
Dudu
Esse é um nome que sempre causa muita polêmicas, assim como Gabriel Menino, só que ao contrário. Dudu é um dos craques não só do Palmeiras como do futebol Brasileiros nos últimos 7 anos. Mas apesar de “comer a bola” aqui no nosso futebol, Dudu foi convocado apenas duas vezes nesses anos em que esteve no verdão: uma em 2017 e uma em 2018. Fora isso, o craque foi convocado uma vez em 2011, quando jogava no futebol da Ucrânia, mas não chegou a entrar em campo.
Seleções de outros países
O verdão conta com alguns gringos em seu elenco. Todos eles, já vestiram a camisa da seleção de seu país. O mais conhecido é Gustavo Gómez. O zagueirão paraguaio é figurinha carimbada na seleção desde 2013, quando tinha 20 anos. Hoje ele é capitão e um dos principais jogadores da seleção.
Outro com bastante frequência na seleção é o lateral Piquerez. Ele que é uruguaio e muitas vezes reserva do Viña na seleção, coleciona convocações desde o ano passado. Antes disso, sempre fez parte da seleção de base.
O chileno Kuscevic, reserva no Palmeiras, estreou pela seleção em 2018. De lá pra cá, foram poucas convocações. Voltou a ser convocado esse ano.
O último gringo contratado é o colombiano Atuesta. O jovem volante nunca chegou a jogar pela seleção principal, mas jogava na seleção olímpica de seu país.
Seleção de base
O Palmeiras tem muitos jovens e alguns com passagem pela seleção de base. O goleiro Vinicius Silvestre já jogou pela seleção sub-15, o zagueiro Renan pela seleção sub-17, Gabriel Veron jogou nas seleções sub-17 e sub-20 e o atacante Luan Silva na seleção sub-20. Além deles, o goleiro experiente Marcelo Lomba teve passagens pela seleção sub-15 e sub-17. O goleiro do verdão foi, inclusive, campeão do mundial sub-17 em 2003.