Palmeiras estava prestes a sair derrotado na Arena da Baixada, mas buscou empate no fim diante do Athletico e levou a decisão para o Allianz Parque
Athletico2-2
Palmeiras Conmebol Recopa 2022 (Ida)
O Palmeiras buscou o empate no fim diante do Athletico na Arena da Baixada e saiu do jogo de ida da Recopa com placar de 2 a 2 nesta quarta-feira (23).
Os movimentos iniciais foram lentos com as duas equipes se estudando taticamente para tentar conseguir encaixar uma jogada ensaiada. Aos poucos, ambas equipes foram se soltando no campo ofensivo e o Athletico foi o primeiro a tomar as iniciativas do jogo.
Porém, o Palmeiras estava conseguindo ser mais perigoso com as escapadas de velocidade nas pontas com Dudu e Rony. Na jogada mais perigosa até então, Dudu lançou Atuesta que bateu firme e parou na defesa do goleiro Santos.
Mas a bola parada acabou fazendo grande diferença e um dos pontos mais fortes do Athletico originou gol para os donos da casa ao 18′ depois que Terans subiu na segunda trave com liberdade após desvio de Léo Cittadini. O impedimento foi marcado inicialmente mas o VAR confirmou o gol.
No entanto, o Palmeiras conseguiu uma reação muito rápida e respondeu com o empate logo na sequência. Após jogada aérea, Dudu aproveitou sobra no desvio de Abner e finalizou. Antes do intervalo, Rony acertou a trave na quase virada do Verdão.
No segundo tempo, as posturas de ambas equipes foram mantidas, mas o segundo tempo acabou não tendo a mesma intensidade nos minutos iniciais e nenhuma finalização foi registrada nos primeiros 10 minutos.
Porém, o torcedor do Athletico viu um momento especial ser concretizado aos 21′ com a entrada de Marlos, principal contratação da temporada. Depois disso, o time voltou a assumir o protagonismo ofensivo.
Aos 22′, Erick chegou com perigo ao aparecer livre para completar de primeira, mas Weverton fez excelente defesa. E aos 30′, veio o momento especial. Raphael Veiga perdeu bola na entrada da área e o estreante Marlos cortou para dentro para marcar o segundo gol do Athletico.
Com isso, o Palmeiras tinha apenas 15 minutos para buscar o empate, que quase veio aos 38′ na roubada de bola para o meio-campo. Wesley deixou Gabriel Veron em ótima posição e o chute saiu cruzado, passando perto do gol.
Nos acréscimos, o clube paranaense quase ampliou com Léo Cittadini ganhando de Murilo para chutar rasteiro dentro da área. Mas a torcida interrompeu a festa aos 48′ depois que Wesleey foi derrubado dentro da área por Marcinho, originando pênalti. Após revisão do VAR, Raphael Veiga foi às redes e deixou tudo igual.
O jogo de volta será realizado na próxima quarta-feira, dia 2 de março, às 21h30 no Allianz Parque.
FICHA TÉCNICA
ATHLETICO 2-2 PALMEIRAS
Data: 23/06/2022, 21:30
Estádio: Arena da Baixada
Gols: 1T 19′ Terans (Athletico); 1T 28′ Jailson (Palmeiras); 2T 31′ Marlos (Athletico); 2T 51 R.Veiga (Palmeiras)
Substituições – Athletico : Marlos (D.Terans); Christian (H.Moura); Christian (H.Moura); Z.Ivaldo (Erick); N.Hernández (A.Vinícius)
Substituições – Palmeiras: Wesley (Atuesta); Zé Rafael (Jailson); Gabriel Veron (Dudu); R.Navarro (Rony)
Athletico (4-4-2): Santos; Marcinho, Pedro Henrique, Thiago Heleno, Abner Vinícius; Matheus Fernandes, Hugo Moura, Erick, Rômulo; Léo Cittadini, David Terans
Palmeiras (4-4-2): Weverton; Marcos Rocha, Kuscevic, Murilo Cerqueira, Joaquín Piquerez; Atuesta, Jailson, Danilo; Dudu, Raphael Veiga, Rony