Boxe, levantamento de peso e pentatlo poderão ficar de fora dos Jogos de Los Angeles se não fizeram mudanças estruturais; surfe e skate estão confirmados
As Olimpíadas de 2028, que serão realizadas em Los Angeles (EUA), tiveram nesta semana divulgado seu programa inicial de competições. Com a ausência de três esportes considerados tradicionais dentro do programa.
No documento publicado, boxe, levantamento de peso e pentatlo moderno não farão parte, ao menos por enquanto, do programa olímpico. Os três esportes já estavam sob risco de serem retirados do programa devido a problemas internos desta categoria.
O boxe, por exemplo, tem sua entidade que cuida do esporte amador (Aiba) suspensa pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) até 2023 devido a uma série de problemas de integridade financeira e também suspeita de manipulação de resultados. A condição que o Comitê Olímpico estabeleceu para seu retorno é de adotar processos de transparência administrativos, financeiros e também quanto a eliminar o risco de manipulações de resultados.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJEZVZ0MDZUYSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Já o levantamento de peso, administrado pela IWF, corre risco de ficar fora das Olimpíadas de 2028 principalmente por causa de polêmicas com o doping. Uma série de casos da modalidade e problemas no antidoping tem atingido o esporte e a mudança de processos para combater o uso de substâncias proibidas é pedido pelo COI, além de uma melhor governança da entidade.
No caso do pentatlo moderno, a briga do COI com a entidade que rege o esporte (UIPM) é para que este se torne mais ‘atraente’ e ‘acessível’ aos participantes, além de pedir mais segurança e redução de custos. A ideia é que o hipismo deixe de fazer parte da modalidade depois dos Jogos de Paris-2024 para ser substituído por outro esporte. Já em Paris, será tentado um novo formato para o pentatlo, visando o colocar mais próximo do público.
No programa preliminar, 28 esportes estarão presentes nas Olimpíadas de Los Angeles-2028. Surfe, escalada e skate, que estrearam em Tóquio-2020, estão confirmados nos Jogos, como forma de atrair o público jovem. Os esportes que foram retirados terão até 2023 para poder se adequar às normas do COI e requerer seus respectivos retornos à competição.
LEIA TAMBÉM
Relatório confirma manipulação de resultados no boxe das Olimpíadas de 2012 e 2016
COI confirma escalada, surfe e skate nas Olimpíadas de Paris em 2024
Miguel Pupo vira sobre Ítalo Ferreira e avança as quartas em Pipeline
Fenômeno do skate nas Olímpiadas, Sky Brown quer brilhar em outra prancha; entenda
Dirigente surpreende e revela motivo do São Paulo não ter contratado Soteldo
Jornal aponta motivos para “infelicidade” de Messi no PSG
Neto “esquece” Cuca e Jesus e indica 3 técnicos para o Corinthians