Lista conta com lendas e nomes que só ficaram conhecidos na Europa
Quando falamos de almejar algo no futebol, logo pensamos na Europa. Constantemente nossos grandes nomes e as promessas, deixam o Brasil pra tentarem “a sorte” no velho continente.
No entanto, muitos nomes acabam voltando sem muito sucesso. Enquanto alguns só ganham de fato notoriedade após uma evolução tanto tática como técnica atuando no futebol europeu. Portanto, o Torcedores.com listou sete atletas que brilharam após deixar o Brasil.
Diego Carlos
Uma das principais novelas na última janela envolvendo Newcastle e Sevilla, o zagueiro com passagem na seleção ganhou visibilidade na Espanha. O que poucos lembram é que o defensor é revelado pelo São Paulo e atuou por times menores do Sudeste antes de rumar para a Europa.
Casemiro
Outro que foi revelado pelo São Paulo, contudo, acabou caindo na “malha fina” do futebol, a necessidade do imediatismo. Atualmente titular e capitão da seleção, o volante deixou o Brasil sendo considerado por muitos um grande negócio para o tricolor e o restante foi história com direito a quatro Champions League.
Deco
Revelado pelo Nacional-SP, o meia também passou pelo Corinthians e CSA. Porém, foi em Portugal que o “mago” ganhou visibilidade no mundo todo. Primeiro no Alverca, até ser campeão da Champions League no Porto de Mourinho. Tal sucesso em solo português, fez o atleta defender a seleção do país. Em 2010, Deco retornou ao Brasil e fez sucesso com a camisa do Fluminense.
João Pedro
Revelado pelo Atlético-MG, João Pedro rodou em vários países antes de fazer sucesso. Em 2012, o meia-atacante ainda voltou para o Brasil onde atuou ao lado de Neymar, no Santos. Atualmente no Cagliari, “JP” briga pela artilharia do Calcio 2021/22 e recebeu uma convocação para atual campeã europeia, Itália.
Diego Costa
Mais um que acabou se naturalizando. Diego Costa é sergipano, mas não chegou atuar profissionalmente no Brasil. Após uma passagem de sucesso no Atlético de Madrid, acabou optando por defender a Seleção da Espanha onde disputou duas Copas do Mundo. Ainda conquistou a Premier League no Chelsea e o Brasileirão no Atlético-MG.
Hulk
Revelado pelo Vitória, Hulk atuou por alguns anos no Japão. Em seguida, fechou com o Porto onde foi responsável por uma dinastia em Portugal. Ainda passou pelo Zenit e Shanghai SIPG, todos com sucesso. Retornou ao Brasil e mostrou porque se tornou um jogador respeitado no mundo todo.
Sonny Anderson
Um nome talvez não muito conhecido, o atacante registrava médias de apenas cinco gols por ano no Brasil. Já na Europa virou a chave, sendo goleador em praticamente todos os times que defendeu. Só na Ligue 1 foram três prêmios de artilheiro da competição conquistando a admiração do Monaco, Marseille e Lyon. Pela grande concorrência na posição nos anos 90, acabou não recebendo muitas convocações para a seleção.