Federação que cuida do futebol no país fez o anúncio por meio de suas mídias sociais hoje (22) e encerrou longo debate que chegou a ir para a Justiça
A US Soccer anunciou hoje (22) que a seleção feminina de futebol dos Estados Unidos receberá o mesmo pagamento e terá direito às mesmas premiações do masculino. O caso foi assunto para uma ação judicial e durou mais de seis anos até a sua conclusão com “final feliz”.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ3RUhsNzdpOCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
O time feminino do país é uma das principais potencias da categoria e sempre desponta como favorito nas competições que participa. Dentre as suas maiores conquistas, reservam-se quatro títulos da Copa do Mundo e quatro medalhas de ouro em Olimpíadas. O esquadro masculino jamais venceu qualquer um dos dois.
Com o Equal Pay — termo adotado para pagamento igualitário —, a US Soccer repassará 24 milhões de dólares (R$ 121,4 milhões) a jogadoras do presente e do passado. Essa quantia é retroativa referente às conquistas alcançadas ao longo dos anos.
Em nota, a entidade admitiu que chegar a este patamar não foi fácil, mas que com essa união será possível avançar em peso de igualdade no futebol.
— U.S. Soccer (@ussoccer) February 22, 2022
Confira o comunicado traduzido:
“Nós temos o prazer de anunciar que, graças à negociação fruto de um trabalho coletivo, resolvemos a longa disputa em torno do pagamento igualitário e, orgulhosamente, nos unimos em um compromisso em comum para avançar na igualdade no futebol. Chegar até aqui não foi fácil. A seleção feminina dos Estados Unidos alcançou um sucesso sem precedentes ao trabalhar para chegar ao pagamento equivalente para si e para as futuras atletas. Hoje, reconhecemos o legado das líderes da seleção no passado que ajudaram e tornaram esse dia possível, bem como as mulheres e meninas que seguirão o exemplo. Juntos, dedicamos este momento para elas. Estamos ansiosos para continuar nos trabalhos de fazer o futebol feminino crescer e dar cada vez mais oportunidades para jovens meninas e mulheres nos Estados Unidos e no mundo todo.”
Os próximos grandes desafios da seleção feminina dos Estados Unidos será na Austrália e na Nova Zelândia, onde será disputada a próxima Copa do Mundo em 2023. Um ano depois, a batalha será em Paris, na França, rumo a mais uma conquista da medalha de ouro em Olimpíadas.