Flamengo termina mês de janeiro com larga vantagem na liderança do TikTok; Confira o Top-5
Flamengo teve quase 14 milhões de visualizações no último mês, quase o mesmo valor que Atlético-MG, Palmeiras, Fluminense e Cruzeiro tiveram juntos
Nesta terça-feira (8), a empresa Deportes & Finanzas divulgou o ranking de janeiro do TikTok, referente os clubes brasileiros como maior engajamento. E o Top-5 apresentou mudanças interessantes para abrir o ano.
O Flamengo mais uma vez terminou na liderança, com uma larga vantagem sobre os rivais. Foram 13.7 milhões na plataforma, quase o triplo do que o Atlético-MG, segundo colocado, alcançou.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJGSW1PRFJ4aSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Um fato interessante em janeiro foram as presenças de Fluminense e Cruzeiro. Os dois clubes fecharam o mês bem próximos do Palmeiras, 3º colocado.
Confira o ranking do TikTok – Janeiro/22 – Futebol Brasileiro
📲⚽🇧🇷 Os 5 clubes brasileiros com mais visualizações no #TikTok durante janeiro 2022! ⏯🎶🎶
1.@Flamengo 13,7M
2.@Atletico 4,70M
3.@Palmeiras 3,47M
4.@FluminenseFC 3,31M
5.@Cruzeiro 3,11M pic.twitter.com/6dtVaUcdAx
— Deportes&Finanzas® (@DeporFinanzas) February 8, 2022
Mais informações do ranking
Somados, Atlético-MG, Palmeiras, Fluminense e Cruzeiro tiveram 14,59 milhões de visualizações no TikTok. Esse fato só deixa os números do Flamengo ainda mais impressionantes.
Isso também deixa claro que o mundo virtual ainda é um terreno pouco explorado pelos clubes do Brasil. Por mais que a torcida do Rubro-negro seja gigantesca, não é algo que justifique essa diferença. Um exemplo claro diz respeito ao Corinthians, a segunda maior torcida do Brasil, e que não ficou nem entre os cinco primeiros.
Fonte alternativa de receitas
A pandemia do Covid-19 deixou claro que os clubes no Brasil seguem reféns das mesmas fontes de renda. O foco segue sendo nos direitos de TV, venda de atletas e bilheteria de jogos.
Pouco se olha para alternativas com parceiros, iniciativas de marketing e ações com torcedores. O mundo digital é um terreno muito pouco explorado pelas equipes brasileiras e que tem potencial para ser uma fonte de renda importante para todos os times.
Inclusive é algo que permitiria aos clubes maximizar o alcance com sua torcida. Até mesmo em outros estados e outros países.
Os clubes europeus são um ótimo exemplo de como isso é importante. Basta ver que muitas vezes contratações de peso acabam sendo pagas por ações de marketing e venda de camisas, por exemplo.