F1: Para que serve a ‘tinta fluorescente’ colocada nos carros durante a pré-temporada?
Detalhe apareceu mais uma vez nos testes da Fórmula 1, em 2022, e foi motivo de curiosidade por parte de alguns fãs da categoria
Alguns já devem ter se habituado com a pintura verde (ou amarelada) que muitos carros da Fórmula 1 utilizam durante os testes de pré-temporada. Outros, contudo, talvez estranhem tal visual. Mas, afinal, qual a utilidade desta tinta fluorescente para as escuderias da F1?
Trata-se do Flow-Vis (ou FloVis), que nada mais é que um fluído que auxilia a coleta de dados por parte das equipes. Primeiramente, a tinta é colocada em pontos estratégicos dos carros. O intuito, dessa forma, é tornar os fluxos aerodinâmicos visíveis. Isso ocorre quando o carro vai para a pista e começa a se movimentar.
A tinta, por consequência, se espalha mostrando aos engenheiros o caminho percorrido pelo ar. De volta aos boxes, fotos são tiradas. Elas auxiliam no entendimento do comportamento aerodinâmico, particularidades das asas e outros detalhes importantíssimos dos carros
O nome Flow-Vis, aliás, vem de flow visualization, ou “visualização do fluxo”, na tradução para o português. A tinta é, na verdade, mistura de óleo com um pó brilhante, geralmente verde ou amarelo. Além disso, essa prática é muito mais comum em novos carros. Portanto, veremos bastante do Flow-Vis nesta pré-temporada da F1.
Parafina / Flow Vis / Slime ou o nome que você quiser dar.
Flow Vis vem de "Flow Visualization" do português – visualização de fluxo.
É uma forma bem simples que as equipes tem de poder maepar por onde o fluxo de ar está passando…
Então vem nessa explicação rapida. 🧶🧶 pic.twitter.com/y6EMoMIrOQ
— Carol Politta (@politta_c) February 23, 2022
Pré-temporada da Fórmula 1 em 2022
Nos primeiros testes da nova temporada da F1, a Williams chamou a atenção com o uso demasiado do Flow-Vis (na foto acima). Mas a equipe inglesa não foi a única a utilizar da técnica para coletar mais informações sobre os carros.
Enfim, a pré-temporada da Fórmula 1 segue em andamento. Neste primeiro período, que começou na quarta-feira (23) e que vai até amanhã (25), os carros seguem andando na pista da Catalunha. Depois, entre 10 e 12 de março, novos testes serão realizados, mas desta vez no Bahrein — local da corrida de estreia da F1, em 20 de março.