Cruzeiro acabou não repetindo as grande atuações dos últimos jogos, mas Edu novamente surgiu para ser decisivo, desta vez diante do Democrata
Cruzeiro 1-0 Democrata-GV Campeonato Mineiro 2022 - 5ª Rodada
O Cruzeiro conseguiu desbloquear a defesa do Democrata no Mineirão apenas nos acréscimos e venceu nesta quarta-feira (9) por 1 a 0.
O primeiro tempo acabou mostrando uma dificuldade do Cruzeiro em encontrar espaços para as ações ofensivas diante de um Democrata muito fechado em seu campo defensivo, apesar da chance inicial da Celeste ter vindo logo no primeiro minuto.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJsZkpZbklNVyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Logo no primeiro escanteio antes do primeiro minuto, Maicon subiu mais que a zaga e cabeceou no centro do gol, parando em defesa de Lucão.
Na sequência, Thomás teve sua chance em cobrar escanteio fechado a favor do Democrata, mas ninguém chegou na bola e desperdiçou uma chance considerável.
Em outra chance rara, Waguinho recebeu passe rasteiro de Rômulo na media direita e dominou com liberdade, mas a bola foi por cima do gol.
Na falha de recomposição defensiva do Cruzeiro, o Democrata teve outra boa chance com Chico recebendo ótimo passe na área, mas a bola foi sem direção pois o chute saiu muito ruim.
Antes do intervalo, Pedro Castro chegou pela direita e cruzou na área para Machado chutar de primeira, e a bola passou muito perto da trave esquerda.
Nos acréscimos, uma pressão Celeste: Pedro Castro recebeu passe na área aos 46′ e dominou no peito para chutar no meio gol, mas Lucão defendeu em dois tempos. E aos 49′, Adriano recebeu na entrada da área e chutou firme, passando por cima do gol.
No segundo tempo, o Cruzeiro voltou sem Adriano e Pedro Castro ficou mais recuado, tendo Daniel pela esquerda e João Paulo pela direita com liberdade.
Aos 8′, Democrata triangulou muito bem no ataque e Marcelinho deixou a marcação para fora, parando no goleiro Rafael Cabral.
Tudo indicava que a situação do Cruzeiro melhoraria depois que Weslley tomou cartão vermelho após dois amarelos em lance que causou revolta na equipe do Democrata, fazendo o técnico Paulo Schardong levar cartão amarelo no banco de reservas.
No entanto, o árbitro acabou perdendo o controle da partida e o Cruzeiro demonstrou um nervosismo acima do comum, não conseguindo chegar com perigo em diversos momentos.
Pelo contrário, o Cruzeiro tomou um susto aos 36′ pois Rômulo recuou com força para Rafael Cabral e o goleiro teve que se esticar para evitar um gol contra que seria bizarro. O goleiro conseguiu ainda evitar o escanteio.
Nos acréscimos, a Celeste engatou uma sequência de ótimas chances: Aos 45′, Filipe Machado chutou uma bomba da intermediária e a bola parou no peito de Lucão. Na sequência, Eduardo Brock surgiu na esquerda e cruzou forte para a grande área, mas Thiago e Edu não alcançaram.
Por fim, Filipe Machado recebeu na entrada da área e chutou firme, mas a bola passou por cima com extremo perigo aos 47 minutos. Depois, uma chance fatal do Cruzeiro. Em cobrança de escanteio, João Paulo recebeu na entrada da área e limpou a marcação, mas Lucão salvou o Democrata.
Mas o melhor estava por vir. Aos 54 minutos do segundo tempo, Eduardo Brock cruzou na área e Edu foi matador, pegando de primeira e batendo firme para vencer o goleiro adversário e dar ao Cruzeiro uma improvável vitória.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 1-0 DEMOCRATA
Data: 09/02/2022, 19:30
Estádio: Mineirão
Gols: 2T 54 Edu (Cruzeiro)
Substituições – Cruzeiro : João Paulo (R.Santos); Daniel (Adriano); Eduardo Brock (Oliveira); Thiago (P.Castro)
Substituições – Democrata: Matheus Leandro (F.Carvalho), Marcelinho (Bidick), Locatelli (G.Galhardo); Júlio Lima (Weslley); Rafael Caldeira (Chico)
Cruzeiro (4-3-3): Rafael Cabral; Rômulo, Maicon, Oliveira, Rafael Santos; Pedro Castro, Adriano, Machado; Waguinho, Edu, Matheus Bidu
Democrata (4-4-2): Lucão; Mateus Pivô, Gabriel Batista, Weslley, Gabriel Galhardo; Matheus, Thomás, Gabriel, Filipe Carvalho; Chico, Matheus Bidick