Home Futebol Afinal, o Corinthians é ou não bicampeão do Mundial de Clubes? Entenda essa polêmica

Afinal, o Corinthians é ou não bicampeão do Mundial de Clubes? Entenda essa polêmica

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Torcedores rivais e do Corinthians divergem sobre a importância do título conquistado pelo Timão em 2000

Em 2022 o Corinthians celebra 10 anos da conquista da primeira Libertadores da sua história, ano em que também venceu o Chelsea, garantindo o título do Mundial de Clubes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

As duas conquistas não são questionadas pelos rivais, porém o Mundial de Clubes de 2000 segue sendo um assunto polêmico. Isso porque o Timão é o único sul-americano a levantar a taça do Mundial sem ter conquistado a Libertadores.

Mas como isso aconteceu? Quem tem razão nesta discussão? Relembre mais detalhes sobre o Mundial de 2000 e chegue a sua conclusão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJBTURTdnRzRyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Participação do Corinthians e escolha dos demais participantes

Ao contrário da disputa da Copa Intercontinental, disputada entre o vencedor da Libertadores e o campeão da Champions League, a Fifa definiu que oito times, representando todos os continentes do mundo, iriam disputar a primeira edição do Mundial. A escolha dos clubes aconteceu em junho de 1999.

Por ser o país-sede, a CBF definiu que o Corinthians, campeão brasileiro em 1998, seria o representante nacional. Campeão da Libertadores em 1998, o Vasco foi o clube escolhido pela Conmebol.

PUBLICIDADE

Os demais participantes do Mundial foram:

PUBLICIDADE
  • Real Madrid – vencedor do Mundial Interclubes (1998)
  • Al-Nassr – campeão da Supercopa da Ásia (1998)
  • Manchester United – vencedor da Champions League (1999)
  • South Melbourne – campeão de torneio realizado para definir represente da Oceania
  • Necaxa – vencedor da Copa dos Campeões da Concacaf
  • Raja Casablanca – campeão africano

Vasco e não Palmeiras como segundo representante brasileiro no Mundial

O Palmeiras garantiu o título da Libertadores em 1999, dois dias depois da Conmebol definir o Vasco como representante sul-americano.

E as informações são que a escolha teve também um fator comercial. Isso porque o Verdão teve como adversário na final o Deportivo Cali-COL. Dessa forma, caso fosse derrotado, o Mundial iria ter apenas um representante brasileiro.

Para evitar essa possibilidade, a Conmebol escolheu a equipe carioca. Com isso a Fifa também garantiu a disputa em duas das cidades mais importantes do país, com os jogos sendo realizados no Maracanã e Morumbi.

Longo intervalo entre as edições

Outro motivo que gera discórdia em relação a primeira edição foi que de que a segunda edição do Mundial aconteceu apenas em 2005,

PUBLICIDADE

A Fifa planejava realizar a segunda edição já em 2001, com o Palmeiras sendo um dos representantes. Mas a falência da ISL, agência de marketing ligada à entidade acabou gerando o adiamento da disputa. Informações são que inclusive o Verdão foi indenizado em US$ 750 mil.

Corinthians e Boca Juniors campeões mundiais no mesmo ano

No ano do Mundial também foi disputada a Copa Intercontinental, com o Boca Juniors derrotando o Real Madrid na final.

Por anos, a Fifa reconheceu como campeões mundiais apenas os vencedores do torneio, que voltou a ser disputado em 2005. Porém em outubro de 2017 a entidade reconheceu os títulos intercontinentais como mundiais.

Dessa forma, o ano de 2000 teve Boca Juniors e Corinthians como campeões mundiais.

PUBLICIDADE

Final entre equipes do mesmo país

Corinthians e Vasco decidiram o título em 2000. Em 2010, Joseph Blatter, então presidente da Fifa, reconheceu que houve falha no regulamento da competição. Inclusive, houve alteração nas edições posteriores, justamente para evitar uma final entre clubes do mesmo país.

Corinthians campeão sem Libertadores

Por fim, citamos o ponto que mais gera discórdia nos torcedores brasileiros. Para muitos, o Corinthians não pode ser bicampeão mundial, visto que tem apenas uma Libertadores em sua história.

Porém o clube paulista disputou o torneio como representante do país-sede. E desde 2008 a competição conta com uma equipe representando o país onde a competição está sendo disputada.

Em 2016, o Kashima Antlers, representante do Japão, quase repetiu o feito do Corinthians. O clube chegou até a final do torneio, mas foi derrotado pelo Real Madrid na prorrogação.

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

Ronaldo se rende ao Atlético-MG e elogia ‘trabalho incrível’ do Galo
Fim da janela de transferências na Europa agita o mercado da bola do Flamengo; veja quem pode ser contratado agora
Investidor pode ajudar Internacional a contratar Taty Castellanos, sonho do Palmeiras; entenda
Neto critica Tite por postura com jogador do Palmeiras na seleção: ‘Absurdo’

Better Collective