5 jogadores do Corinthians que brilharam na Europa
Timão tem histórico recente de atletas com bom desempenho no futebol europeu
O Corinthians pode ser “orgulho dos desportistas do Brasil”, como diz o seu hino, mas é também muito bem quisto no mundo do futebol internacional, em especial na Europa.
Dito por muito tempo como um clube de projeção “apenas” nacional, o Timão começou a desenvolver um histórico recente de sucesso lá fora, seja esportivo, como no caso do Mundial e da Libertadores, seja imagético, com diversos atletas carregando a “bandeira corintiana” nos palcos do futebol europeu.
É deste último aspecto, aliás, que trata este texto. Abaixo, levantamos cinco jogadores do Corinthians, do atual elenco ou não, que fizeram seu trabalho muito bem feito na Europa. Confira
5 jogadores do Corinthians que brilharam na Europa
Willian
Do atual elenco do Corinthians, repleto de jogadores com experiência internacional, não há ninguém com maior sucesso na Europa do que Willian. Com mais de uma década atuando no velho continente, o camisa 10 teve passagem marcante pelo Shakhtar Donetsk e pelo Chelsea, além de momentos de brilho pelo Arsenal.
Marquinhos
Se Willian é o mais bem sucedido do elenco do Timão, Marquinhos é de maior carreira na Europa ainda em atuação. O zagueiro do PSG e da seleção brasileira foi formado no “Terrão” e tem não só uma infinidade de títulos no futebol internacional como um desempenho de altíssimo nível, discutivelmente um dos três maiores do mundo.
Felipe
Felipe não chega a ser um Marquinhos, até porque foi mais velho e tem menos títulos, mas não fica para trás em se dizer bem-sucedido. Prestigiado no Atlético de Madrid, o zagueiro que atuou no Corinthians entre 2012 e 2016 e teve um “estágio” muito bem feito no Porto, de Portugal, antes de se transferir para a Espanha.
Malcom
“Patinho feio” da lista, Malcom não chegou a brilhar por gigantes europeus como outros aqui da lista, mas é cria da base do Timão e tem uma carreira sólida no Velho Continente, que já dura sete anos. Atualmente no Zenit, o meia-atacante só não está jogando melhor do que quando esteve no Bordeaux, da França, e foi líder de assistências da Ligue 1 — à frente de Neymar, veja só.
Paulinho
Abrimos a lista com um atual membro do elenco do Corinthians, e a fechamos da mesma maneira. Paulinho não teve a mesma longevidade e estabilidade no futebol europeu como seu atual colega de equipe, mas teve um brilho intenso em um gigante, o Barcelona, quando fez grande parceria com Messi para a conquista do Campeonato Espanhol em 2018.