Copa do Brasil: Saiba qual time tem mais participações na competição
Mais participações na Copa do Brasil (1989-2021) - 34 edições:
33 Atlético-MG
33 Vitória
31 Vasco
30 Bahia
30 Remo
30 Goiás
29 Botafogo
29 Grêmio
28 Coritiba
28 Internacional
28 Sport
Torneio se inicia nesta terça-feira (22); campeão Atlético-MG iniciará sua defesa de título na terceira fase
A Copa do Brasil vai começar! O principal mata-mata do futebol brasileiro se inicia nesta terça-feira colocando vários dos principais times do país para buscar o título, a vaga na Libertadores e também engordar o cofres com a premiação do torneio.
A edição 2022 será a 35ª da história do torneio. O Atlético-MG, atual campeão, chegará para seguir também dono de uma marca impressionante: a de time que mais participou da competição, com 33 disputas da competição, iniciada desde 1989.
O Galo divide esta marca com o Vitória, com o Rubro-Negro baiano também com 33 participações. E ambos chegarão à 34ª participação em 2020, o time mineiro estreando na terceira fase, na condição de atual dono da Copa do Brasil e do Brasileiro e o Vitória já na primeira fase, encarando o Castanhal (PA).
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ0RHFQb2dXSyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
A terceira posição da lista dos que mais participaram é o Vasco, que tem 31 disputas da competição (e que também joga a primeira fase, diante da Ferroviária). O top-5 é completado por, na verdade, três times com 30 disputas (Bahia, Remo e Goiás), com 30.
Do top-10 (na verdade aqui, top-11), cinco foram vencedores da competição (Atlético-MG, Vasco, Sport, Internacional e Grêmio), além de Coritiba, Goiás, Vitória e Botafogo, que foram vices. Abaixo, veja a lista postada pelo jornalista Rodolfo Rodrigues.
— Rodolfo Rodrigues (@rodolfo1975) February 22, 2022
Maior campeão e paulistas longe do top-10 da Copa do Brasil
Curiosamente, a lista dos times que mais participaram não tem em seus dez primeiros postos o seu maior campeão. O Cruzeiro, com seis títulos, disputou ‘apenas’ 25 vezes o torneio, chegando para esta temporada para sua 26ª disputa do certame.
E também não há times do estado de São Paulo representados entre os dez primeiros. Os dois paulistas que mais jogaram a competição são Corinthians e Palmeiras, ambos com 26. Um motivo para isto pode estar ligado a uma antiga regra posta em disputa entre 2000 e 2012.
Nestes anos, times que disputavam a Libertadores não jogavam a Copa do Brasil e, por muitas vezes, estas equipes participavam da competição sul-americana, ficando longe do mata-mata nacional. Apenas em 2013, estas equipes voltaram ao certame, primeiro a partir das oitavas de final e hoje, entrando na terceira fase.
ESSE MOMENTO CHEGOU! ?
Hoje é #DiaDeJogo pela minha #PrimeiraFase! ?#CopaIntelbrasDoBrasil pic.twitter.com/731KRM4TXt
— Copa Intelbras do Brasil (@CopadoBrasil) February 22, 2022