John Textor tem a intenção de buscar jogadores na Europa para ampliar o nível nas contratações do clube
O Botafogo ainda está no início do processo de transição para SAF após a venda do clube ao executivo bilionário John Textor, e com o foco ainda na parte burocrática no negócio, o time de General Severiano ainda não fez nenhuma contratação com o aporte financeiro do novo dono – mas isso pode mudar em breve, e com reforços de peso.
Em entrevista ao ‘Canal do TF’, John Textor falou sobre o desejo de contratar Edinson Cavani e Marcelo como reforços do Botafogo. Tanto o atacante uruguaio do Manchester United, quanto o lateral-esquerdo do Real Madrid, possuem contratos só até o fim de junho e não deve renovar seus vínculos.
“Marcelo é fantástico e um jogador que amamos, certo? E Cavani também é um dos meus favoritos para voltar para a América do Sul um dia. Sim, eu vou tentar porque acho que temos essa capacidade. Se algum desses jogadores realmente quiser voltar, nós temos mais ferramentas para os recrutar do que os outros. Temos como compensá-los como pessoas e como celebridades”, disse o bilionário.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJxQnk3TWRWRCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Além de Cavani e Marcelo, outros nomes começaram a ser especulados para reforçar o elenco do Botafogo para a temporada que marca o retorno do clube à elite do futebol brasileiro. De acordo com o ‘ge’, o Botafogo busca brasileiros na Europa devido a intenção de John Textor em ampliar o nível nas contratações e a criatividade no mapeamento do mercado. O desejo do investidor americano é procurar por atletas em atividade que estejam bem na Europa, e não apenas nomes sem espaço ou em fim de contrato.
Confira a situação do Botafogo no mercado da bola:
DOUGLAS AUGUSTO (volante):
Segundo o ‘ge’, o volante Douglas, ex-Fluminense, Bahia e Corinthians, entrou na lista de reforços do Botafogo para 2022. O jogador de 25 anos, atualmente no PAOK, da Grécia, é um dos destaques da equipe na atual temporada, com três gols e três assistências em 24 jogos disputados até o momento – titular absoluto, o brasileiro chegou a receber uma oferta de outro clube europeu na última janela de transferências, para o clube grego rechaçou a possibilidade de perder o atleta.
Contrato pelo PAOK junto ao Corinthians em julho de 2019 pelo montante de três milhões de euros (cerca de R$ 13 milhões na cotação da época) por 85% dos direitos econômicos do atleta. Na Grécia, são 78 jogos, seis gols e sete assistências. O volante que trabalhou com Abel Ferreira, hoje técnico do Palmeiras, ainda tem contrato até junho de 2023.
GILBERTO (lateral-direito):
O lateral ganhou destaque no futebol brasileiro com a camisa do Fluminense, na temporada de 2019. Já em 2020, foi contrato pelo Benfica a pedido de Jorge Jesus por 3 milhões de euros, algo equivalente a cerca de R$ 18,7 milhões na cotação da época. No clube português, o brasileiro perdeu espaço após a saída do treinador, em dezembro, e não joga desde o dia 15 de janeiro – na atual temporada, são 22 jogos e quatro gols. Ao todo, são 58 partidas pelos Encarnados.
Revelado pelo próprio Botafogo, Gilberto, hoje com 28 anos, acumula passagens por Internacional, Fiorentina, Hellas Verona e Vasco. O jogador tem contrato até junho de 2025.
De acordo com o ‘ge’, o Botafogo já fez contatos iniciais por lateral-direito Gilberto e também por Douglas, mas está ciente de que a boa fase dos atletas faz com que os valores estejam acima do que o clube deseja pagar neste momento – o que pode dificultar as negociações.
JEMERSON (zagueiro):
Outro nome que parece estar no radar do Botafogo é o do zagueiro Jemerson, ex-Atlético-MG e Corinthians. Segundo o “Canal do TF”, o clube de General Severiano demonstrou interesse e já até fez uma sondagem pelo zagueiro de 29 anos, que atualmente está no Metz, da França.
Com dez jogos disputados nesta temporada, Jemerson tem contrato com o clube francês só até o meio do ano, e teria interesse em retornar ao futebol brasileiro após o fim do vínculo.
— John Textor (@JohnTextor) February 7, 2022