Glorioso está sem perder há pouco mais de quatro meses; equipe pode aumentar marca nesta segunda-feira (7) diante do Nova Iguaçu
Nesta segunda-feira, o Botafogo enfrentará o Boavista pelo Campeonato Carioca para defender uma marca importante: uma longa série de invencibilidade que não é alcançada desde quase uma década.
No levantamento do GE, são quatro meses e cinco dias (128 dias, englobando também a pré-temporada) desde a última derrota do Glorioso, contra o Avaí, no dia 2 de outubro, ainda pela Série B do Brasileiro. Desde então, o time comandado por Enderson Moreira não sabe o que é perder, seja em competições nacionais ou agora no Carioca.
Ao todo, são 13 partidas sem derrota do Fogão neste período. A invencibilidade é a maior desde 2013, quando naquela temporada chegou a ficar 19 jogos sem perder, contando duelos do Carioca, Copa do Brasil e Brasileirão. O time à época era comandado por Oswaldo de Oliveira e que tinha Seedorf como grande astro.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJRQjJXNHJvOCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Na vitória sobre o Madureira, na última rodada do Carioca, o Botafogo havia conseguido passar outra marca notável de invencibilidade, os 12 jogos aos quais o time ficou em 2016, à época comandado por Ricardo Gomes. Naquele ano, o time também vinha de acesso e título da Série B e não perdeu os dez primeiros jogos daquele ano (assim como nos dois jogos finais de 2015).
Os números, no entanto, vão bem longe da maior sequência invicta do time na história, que também é considerada a maior do futebol brasileiro, os 52 jogos entre 1977 e 1978, contanto jogos amistoso e torneios oficiais, como o Brasileiro e o Campeonato Carioca.
Invencibilidade pessoal para Enderson
Além de comandar um Botafogo invicto, Enderson Moreira também tem uma marca pessoal de invencibilidade consigo. Quando treinou o América-MG, chegou a 15 jogos sem perder entre 2017 e 2018. Agora, com o Fogão, se não perder para o Nova Iguaçu e para o Fluminense na quinta (10), alcançará tal marca.