Barcelona viveu uma ótima tarde de domingo com show de Daniel Alves diante do Atlético de Madrid no melhor desempenho do técnico Xavi Hernández
Barcelona 4-2 Atlético de Madrid La Liga 2021/22 - 23ª Rodada
Em clássico muito disputado no Camp Nou neste domingo (6), o Barcelona venceu o Atlético de Madrid por 4 a 2 e conseguiu entrar no G-4 de La Liga, tirando o rival de uma das vagas na próxima Champions League.
A bola rolou com as duas equipes pressionando forte no meio-campo, mas o Atlético de Madrid logo adotou postura mais defensiva e se posicionou no 4-5-1 diante do Barcelona que passou a ter maior controle das ações ofensivas.
João Felix e Daniel Alves foram os responsáveis pelas chances iniciais do Barça, mas foi o Atlético de Madrid que conseguiu surpreender e abrir o placar no primeiro contragolpe. Carrascou cruzou na medida pela esquerda e Suazrez teve bastante tempo para ajeitar e deixar Carrasco chegar batendo no canto.
Mas a resposta do Barcelona foi imediata e com um verdadeiro golaço. Daniel Alves fez a inversão para o lado esquerdo no terço final e Jordi Alba chutou de primeira para acertar o ângulo esquerdo e deixar Oblak sem nenhuma chance de defesa, num verdadeiro golaço.
Retomando o controle do jogo, o Barcelona voltou a pressionar alto e impediu que o Atleti tivesse chances para conseguir construir ações ofensivas com qualidade. Em chance rara aos 20′, João Felix matou um cruzamento sensacional nas costas de Daniel Alves e a bola passou ao lado do gol.
Mas o Barcelona conseguiu responder de modo fatal. Traore correu nas costas de Hermoso e cruzou alto pela linha de fundo até a grande área para Gavi cabecear firme e superar Oblak aos 21 minutos.
Os comandados de Xavi Hernández mantiveram a organização tática e conseguiram controlar a posse no campo ofensivo por diversos minutos. Percebendo isso, Simeone experimentou uma mudança tática ainda no primeiro tempo para o 3-5-2, mas a sensação foi de que o Atlético de Madrid ficou ainda mais desorganizado.
Antes do intervalo, o Barcelona conseguiu ampliar a vantagem aos 43′. Daniel Alves cobrou falta e Ferran Torres cabeceou dentro da área parando na trave. Na sobra, Araujo aproveitou a lentidão dos jogadores adversários e finalizou com categoria.
Barcelona administra vantagem no segundo tempo e confirma vitória diante do Atlético de Madrid
Na volta do intervalo, o Atleti manteve o 3-5-2 e o Barcelona precisou de apenas quatro minutos para ampliar a vantagem com um gol especial. Em jogada de velocidade, Daniel Alves venceu a situação 1v2 e mandou a bola no canto esquerdo.
Depois de sofrer os gols, Diego Simeone optou por mudança tripla: Matheus Cunha, Reinildo e Ángel Correa foram acionados nos lugares de Hermoso, Lemar e João Félix. Mas foi Luis Suárez quem conseguiu descontar imediatamente. Em cobrança de escanteio, Gimenez não alcançou no jogo aéreo, mas Suárez concluiu com os pés.
Mais organizado taticamente, o Atlético de Madrid estava conseguindo cada vez mais tempo de posse na construção ofensiva. E aos 24′, uma ótima notícia para Simeone: O VAR chamou o árbitro e Daniel Alves foi expulso após entrada dura no meio-campo.
E depois deste lance, o jogo acabou ficando mais concentrado na cautela e no nervosismo. Aos 34′, o Barcelona reclamou de pênalti após dividida entre Torres e Wass dentro da grande área, levando Xavi Hernández à loucura no banco de reservas. Além disso, todas as faltas passaram a contar com reação dos jogadores e da torcida no Camp Nou.
Em uma das poucas chances do Atleti, Wass teve duas oportunidades de chutar dentro da área em cobrança de escanteio mas acabou sendo bloqueado nas duas oportunidades. Perto da reta final, Carrasco tentou a jogada pela esquerda, só que acabou sendo desarmado por Dest. Também houve reclamação de pênalti por parte do Atleti, mas o jogo seguiu.
Nos acréscimos, o Barcelona conseguiu controlar as ações e manteve também a posse diante de um Atlético de Madrid rendido, confirmando a vitória no Camp Nou.
FICHA TÉCNICA
BARCELONA 4-2 ATLÉTICO DE MADRID
Data: 06/02/2022, 12:15
Estádio: Camp Nou
Gols: 1T 8′ Carrasco (Atleti); 1T 10′ Jordi Alba (Barça); 1T 21′ Gavi (Barça); 1T 43′ Araujo (Barça); 2T 4′ Daniel Alves (Barça); 2T 13′ Suárez (Atleti)
Substituições – Barcelona : Aubameyang (Traoré); Nico González (Pedri); Dest (Gavi)
Substituições – Atlético de Madrid: Wass (Vrsajiko); Reinildo (Lemar); Matheus Cunha (Hermoso); Correa (João Félix); Herrera (Koke)
Barcelona (4-3-3): Marc-Andre ter Stegen; Dani Alves, Ronald Araujo, Gerard Pique, Jordi Alba; Frenkie de Jong, Sergio Busquets (c), Pedri; Gavi, Ferran Torres, Adama Traore.
Atlético de Madrid (4-4-2): Jan Oblak; Sime Vrsaljko, Jose Gimenez, Stefan Savic, Mario Hermoso; Yannick Carrasco, Rodrigo de Paul, Koke (c), Thomas Lemar; Joao Felix, Luis Suarez.