Yony González acumula passagens por Fluminense, Corinthians e Ceará
Emprestado na última temporada ao Ceará, o atacante Yony González está de volta ao Benfica. O jogador, que não teve o empréstimo renovado pelo clube cearense, tem mais dois anos de contrato com a equipe encarnada e se reapresentou ao técnico Nélson Veríssimo.
O Torcedores.com apurou que Yony González está com a situação indefinida. A princípio, a tendência é de que seja negociado com outro clube, até pela concorrência na sua posição que, hoje, conta com Nemanja Radonjic e Rafa Silva.
A passagem sem brilho de Yony González pelo Ceará só reforça a tese de que está abaixo tecnicamente dos demais jogadores do Benfica. Em 2021, por exemplo, não conseguiu se firmar como titular, acumulou lesões musculares e ainda foi “rebaixado” para o time sub-23.
Desde então, o empresário Hugo Cajuda, que cuida dos interesses do jogador, vem tentando encontrar um clube para o colombiano. Recentemente, o atacante foi oferecido ao Botafogo. Entretanto, o nome não empolgou o técnico alvinegro Enderson Moreira.
Ainda segundo apurou a reportagem, Yony González deve começar a treinar na próxima semana com a equipe B do Benfica. Caso venha a se destaque o comando de António Oliveira, ex-comandante do Athletico Paranaense, o jogador pode ser promovido ao plantel principal.
O nome do jogador voltou a constar nos registros da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) com o direito federativo atrelado ao Benfica. Dessa forma, Yony González está apto a defender o clube em qualquer competição nacional.
A temporada de Yony González
Revelado pelo Envigado, Yony González ganhou projeção no futebol após se destacar pelo Junior de Barranquilla na Copa Sul-Americana de 2018. No ano seguinte, ele se transferiu para o Fluminense onde viveu o melhor momento da sua carreira.
Com a camisa tricolor, ele marcou 17 gols em 66 jogos. Nesse ínterim, foi destaque do time no Campeonato Carioca e no Campeonato Brasileiro. Dessa forma, Speed González foi contratado em custos pelo Benfica.
Porém, deixou o clube português sem nunca ter vestido a camisa encarnada. É, portanto, uma das contratações mais contestadas dos últimos anos feitas pelo ex-presidente Luiz Filipe Vieira. Posteriormente, teve passagem sem brilho por Corinthians e Los Angeles Galaxy.
Na última temporada, por exemplo, disputou 31 jogos pelo Ceará, sendo seis na Copa Sul-Americana, 14 no Campeonato Brasileiro, uma na Copa do Brasil, três no Brasileirão sub-23, quatro na Copa do Nordeste e três no Cearense. Nesse ínterim, fez dois gols e acumulou 1.076 minutos em campo.