Turco se torna primeiro piloto da ‘F1 eSports’ a chegar na Fórmula 2
Aos 23 anos, piloto vai substituir um brasileiro na equipe Charouz Racing System durante a próxima temporada da Fórmula 2
Aos 23 anos, piloto vai substituir um brasileiro na equipe Charouz Racing System durante a próxima temporada da Fórmula 2
Na temporada de 2022, a Fórmula 2 terá, pela primeira vez em toda história, um piloto que já competiu na categoria de eSports da Fórmula 1. Trata-se do turco Cem Bölükbaşı. Aos 23 anos, ele vai integrar a equipe tcheca Charouz e, portanto, substituirá, necessariamente, um piloto brasileiro: Guilherme Samaia ou Enzo Fittipaldi.
“Estou muito feliz em me juntar à Charouz para a temporada de 2022 da Fórmula 2. Trabalhei muito duro para ter uma oportunidade como esta. Mal posso esperar para começar os trabalhos com a equipe”, foram algumas palavras do novo piloto da Fórmula 2.
O caminho até a Fórmula 2
Cem Bölükbaşı guia carros desde pequeno. Primeiramente, no motocross e, depois, competindo em karts na Turquia. Anos mais tarde, contudo, o piloto acabou por se especializar nos eSports.
Em 2017, a F1 criou o campeonato virtual da categoria, e o turco terminou na quinta colocação. Depois, ainda competiu nos anos de 2018 e 2019 — sendo o último deles pela Toro Rosso, atual AlphaTauri.
Daí em diante, entretanto, o piloto decidiu focar nas pistas reais. Disputou a GT4 Euro, além da European Le Mans Series na classe LMP3, da F3 Asiática e da Euroformula. Enfim, Bölükbaşı conseguiu seu lugar na Fórmula 2. A temporada de 2022 da categoria, aliás, começa no mesmo fim de semana da F1, em 20 de março, no Bahrein.
LEIA MAIS:
Campeão da Fórmula 2 lamenta falta de espaço na F1: “Funciona assim”
Fórmula 1: Quem lembra? Site lista as 10 PIORES equipes da década de 1990
F1: Alonso revela quais pilotos o ‘fizeram ligar a TV’ durante pausa na carreira
Hamilton é ‘flagrado’ em primeira fotografia após perda do título da F1; veja