Vai virar moda? Veja 5 times brasileiros que foram sondados para virarem clube-empresa em 2021
O Torcedores.com aproveita este início de 2022, para recapitular os times que cogitaram ou tiveram proposta para entrar no mundo do clube-empresa
O Torcedores.com aproveita este início de 2022, para recapitular os times que cogitaram ou tiveram proposta para entrar no mundo do clube-empresa
O mundo do futebol ficou em choque com a notícia de que o Cruzeiro foi comprado por Ronaldo Fenômeno. Claro que o nome do R9 causa grande impacto, mas a compra em si, por ser algo novo, fez o noticiário estremecer neste fim de ano. O Botafogo não ficou atrás, e tem tudo encaminhado para ser comprado pelo dono do Crystal Palace, John Textor. Mas será que vai virar moda? O método SAF (Sociedade Anônima do Futebol) vai virar tendência?
Pensando nisso, o Torcedores.com lista os clubes que foram sondados, cogitados ou tiveram proposta de compra neste último ano de 2021.
5 times sondados para virarem clube-empresa
Vasco
O projeto da SAF ainda está em aprovação, mas o Vasco deu importantes passos internamente, para se tornar clube-empresa em 2022. Paralelamente à isto, alguns investidores, como a famosa empresária Carol Paiffer, já sondaram a situação da instituição, para avaliar possíveis investimentos futuros.
Athletico Paranaense
Em novembro, mesmo antes da compra do Cruzeiro, o Athletico Paranaense já tinha dado seus passos para virar clube-empresa. O Furacão conseguiu autorização de associados para o modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A votação aconteceu de forma online e teve a participação de pouco mais de 5 mil sócios.
América-MG
Já no dia 16 de dezembro, foi a vez do Coelho avançar com o projeto SAF. Também foi noticiado que o cube alinhou um contrato com um bilionário norte-americano, do Kapital Football Group.
Bahia
“Pretendo conversar com o Ronaldo Fenômeno que acabou de adquirir 90% do Cruzeiro, para fecharmos uma parceria. Não queremos ver mais a torcida do Bahia rezando para não cair todo ano. Chega de amadores no Esporte Clube Bahia”, disse o empresário, Mauro Cardim, apenas um dia após a compra da SAF do Cruzeiro.
Corinthians
Aqui foi um caso onde houve mais interesse da parte de quem compra, do que da parte de quem seria ‘vendido’. O Corinthians foi procurado pela XP para conversar sobre possibilidade de se tornar uma sociedade anônima. No entanto, projeto que deveria ser aberto para votação entre sócios do clube, dificilmente avançaria dentro do Conselho Deliberativo.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJQemRuT1duaiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Siga o Torcedores no Instagram e no Twitter