Torneio nacional está marcado para começar no dia 10 de abril
O Brasileirão Série C vai começar apenas no dia 10 abril, porém os 20 clubes que integram o campeonato vão se reunir com a CBF, nesta quinta-feira (6), para definir o formato de disputa.
Tradicionalmente, a Série C divide os 20 times em dois grupos de dez integrantes para, aí sim, definir as quatro agremiações que conquistam o acesso para a Segunda Divisão.
Entretanto, o cenário pode mudar em 2022. Uma das pautas em discussão é adotar o sistema de “Pontos Corridos”.
Nesse sentido, a Série C seria disputada 38 rodadas, onde todos os 20 times se enfrentam em dois turnos. O sistema já é adotado nas Séries A e B.
Em entrevista ao site Globo Esporte, o presidente do Botafogo-PB, Alexandre Cavalcanti, opinou sobre a possível mudança.
“O Botafogo-PB é contra um campeonato de pontos corridos, com 38 rodadas, a princípio. Salvo se a CBF fizer alguma ajuda financeira nos moldes da série B”, iniciou.
“Hoje não existe cota, só custo. A logística é horrível, os clubes irão enfrentar dias e noites de viagens de doze, dezenove horas para enfrentar adversários. A alimentação não é ideal”, completou.
O mandatário também observou a diferença financeira. Clubes de São Paulo e Minas Gerais, por exemplo, recebem cotas milionárias de direitos de transmissão dos Campeonatos Estaduais, o que não se repete em relação a alguns times do Nordeste, além dos paraenses Remo e Paysandu.
Definição dos grupos
O segundo tema que está em pauta na reunião é quanto à formação dos grupos. A Série C 2022 vai ser disputada por 13 times distribuídos entre as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e mais sete do eixo Sul-Sudeste.
Em regra, a CBF adota o critério regional para formar as chaves. O grupo “A”, tradicionalmente, é composto por times de Norte, Nordeste e Centro-Oeste, enquanto que a chave “B” é formada por times do Sul e Sudeste.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
No entanto, o torneio não há igualdade regional desta vez. Com isso, a Série C pode ter um grupo formado somente por times nordestinos. Remo, Paysandu e Manaus seriam remanejados para a chave B. Isso já ocorreu em 2019.
Calendário da Série C
De acordo com o site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o campeonato nacional vai ser disputado entre os dias 10 de abril e 1 de outubro. A competição tem 26 datas.
Veja a seguir todos os participantes do Brasileirão Série C 2022:
- ABC (subiu da Série D)
- Altos
- Aparecidense (subiu da Série D)
- Atlético-CE (subiu da Série D)
- Botafogo-PB
- Botafogo-SP
- Brasil de Pelotas (rebaixado da Série B)
- Campinense (subiu da Série D)
- Confiança (rebaixado da Série B)
- Ferroviário
- Figueirense
- Floresta
- Manaus
- Mirassol
- Paysandu
- Remo (rebaixado da Série B)
- São José
- Vitória (rebaixado da Série B)
- Volta Redonda
- Ypiranga
Leia também:
Brasileirão Série C 2022 define direitos de transmissão; saiba onde assistir ao campeonato nacional
Mercado da bola: 19 clubes do Brasileirão Série C já definiram o treinador para 2022; saiba quais
Série C define calendário de 2022; veja quando começa e termina o campeonato nacional
Série C: canal de TV aberta corta transmissão ao vivo antes de fim de jogo
Série C: jogo decisivo da segunda fase tem falha na comunicação do VAR