Tradicional equipe paulista, Portuguesa está na Série A2 do campeonato estadual, mas não disputará nenhuma divisão nacional em 2022
Inspirada em movimentos recentes de outras equipes brasileiras, como Cruzeiro e Botafogo, a Portuguesa também deseja se tornar um clube-empresa em breve. Em entrevista à Gazeta Esportiva, o presidente da Lusa, Carlos Castanheira confirmou a intenção em aderir à SAF (Sociedade Anônima do Futebol):
“Nosso interesse em virar clube-empresa é total. Total porque a Portuguesa chegou ao fundo do poço. O clube precisou chegar ao fundo do poço para tomar uma atitude”, disse o mandatário da Lusa.
Castanheira, que afirma defender a modernização da Lusa desde 2015, ainda completa: “A Portuguesa tem nome, história, valor de marca, uma grande torcida ainda. Não é um time gigante como Corinthians e Flamengo, mas é grande, tem sua grandeza. Dá, sim, pra trazer ela de volta, com força”.
Ainda de acordo com o presidente, o objetivo já é apresentar a proposta envolvendo a SAF aos conselheiros entre março e abril. Vale dizer que a vitória de Leandro Teixeira, aliado de Castanheira, para presidente do Conselho Deliberativo deve facilitar este processo.
O clube também já estaria conversando, no momento, com três possíveis investidores interessados.
Portuguesa em 2022
Após cair nos pênaltis para o Caxias na Série D de 2021, a Lusa se encontra novamente sem divisão nacional nesta temporada. O time, portanto, disputará apenas a Série A2 do Campeonato Paulista no primeiro semestre e, possivelmente, a Copa Paulista no segundo — torneio que dá vaga direta para a Série D ou Copa do Brasil.
No próximo dia 12, aliás, a Portuguesa enfrenta o Palmeiras em um jogo-treino no Allianz Parque. Trata-se do primeiro compromisso do time visando a preparação para a Série A2 do Paulistão. Três dias depois, a Lusa volta a campo, dessa vez no Canindé, para encarar o Volta Redonda, em mais um amistoso.
Enfim, a estreia na segunda divisão estadual ocorre somente em 27 de janeiro, contra o Primavera, fora de casa.
LEIA MAIS:
Cruzeiro: Novo técnico, Paulo Pezzolano não tem dúvidas: ‘Somos os maiores da 2ª divisão’
Ceará e Fortaleza querem adiar estreias na Copa do Nordeste; entenda
Náutico, Sport e Santa Cruz terão mesmo patrocinador master; entenda
Sport: Presidente bate o martelo sobre interesse em Henrique Almeida