Palmeiras vence Novorizontino na abertura do Paulistão 2022
Palmeiras jogou em ritmo de treino para vencer o Novorizontino com gols de Zé Rafael e Dudu para abrir a temporada 2022 com vitória fora de casa
Palmeiras jogou em ritmo de treino para vencer o Novorizontino com gols de Zé Rafael e Dudu para abrir a temporada 2022 com vitória fora de casa
Novorizontino0-2 Palmeiras Paulistão 2022 - 1ª Rodada
Na abertura do Paulistão 2022, o Palmeiras venceu o Novorizontino fora de casa por 2 a 0 neste domingo (23) em duelo disputado no Doutor Jorge Ismael de Biasi.
Como esperado, o Novorizontino adotou postura defensiva com as linhas no bloco intermediário e baixo esperando pelas investidas do Palmeiras que estava naturalmente lento em seu primeiro jogo na temporada.
Abel Ferreira escalou os titulares e repetiu uma organização tática que lembrou a final da Libertadores vencida diante do Flamengo com Zé Rafael e Danilo ocupando a primeira linha do meio e Veiga encostando mais em Rony e Dudu.
A primeira finalização foi aos 11′ com Luan recebendo ótimo cruzamento na área e cabeceando firme, levando perigo ao gol defendido pelo goleiro Giovanni.
No entanto, o destaque da etapa inicial foi Dudu que comandou as principais ações ofensivas com tentativas de lançamentos em profundidade. O meia teve aos 38′ uma chance de ouro ao receber ótimo passe na área adversária, mas optou por tentar acionar Zé Rafael no meio e acabou desarmado.
Do outro lado, o Novorizontino teve como destaque Danielzinho que tentou jogada individual pela esquerda aos 37′ e teve cruzamento bloqueado. Mas antes do intervalo, tabelou pelo lado esquerdo e recebeu dentro da área batendo de primeira, errando o alvo por pouco.
Mas o placar foi movimentado pelo Palmeiras no último lance do primeiro tempo. Zé Rafael recebeu na entrada da área e ajeitou para acertar o canto de Giovanni e vencer o goleiro adversário, aos 46 minutos de jogo.
O Novorizontino até podia imaginar como conseguir buscar o empate, mas o Verdão surpreendeu e marcou o segundo logo na saída do segundo tempo. Dudu recebeu na grande área e cortou para o meio finalizando com força, ampliando a vantagem.
Com esse gol, Dudu chegou a 75 gols marcados com a camisa do Palmeiras e ultrapassou Jair Rosa Pinto na artilharia do alviverde. Edu Bala, com 76 gols, é o próximo a ser alcançado.
Obtendo vantagem de dois gols, Abel Ferreira optou testar o Palmeiras defensivamente e baixou as linhas, deixando o Novorizontino controlar mais a posse de bola no restante do segundo tempo.
Lepu e Michael Douglas foram os jogadores mais acionados para a construção de ações ofensivas, mas foi Danielzinho quem conseguiu a primeira grande chance do time da casa aos 14′ do primeiro tempo, arriscando de longe uma bola que passou perto do goleiro Weverton.
Aos 17,’ o Verdão quase ampliou com Zé Rafael recebendo dentro da área. Na tentativa de tirar do goleiro, Giovanni defendeu na primeira e a zaga afastou o rebote.
Para o restante do jogo, Abel acionou Veron, Atuesta e Wesley. Na reta final, Murilo entrou no lugar de Luan. No entanto, o Palmeiras voltou a finalizar apenas aos 27′ depois que Gabriel Veron invadiu a área e cruzou para o meio, vendo a zaga afastar.
A reta final foi tranquila com as duas equipes não conseguindo mais finalizar, apesar do Novorizontino ocupar mais o campo de ataque. Porém, aos 45′, o VAR foi acionado e o árbitro Luiz Flávio de Oliveira foi ao monitor conferir se o goleiro Giovanni teria agarrado um cruzamento fora da grande área, um lance de cartão vermelho. O árbitro deu falta na meia-lua e expulsou o goleiro do Novorizontino.
Para piorar a situação do Novorizontino, todas as substituições já haviam sido executadas. Por isso, o volante Léo Baiano foi acionado para tentar defender a falta de Atuesta. Mas o novo reforço do Verdão errou o alvo pela direita. Aos 50′, Atuesta teve nova chance em cobrança de falta, mas novamente jogou para fora.
FICHA TÉCNICA
NOVORIZONTINO 0-2 PALMEIRAS
Data: 23/01/2021, 16:30
Estádio: Doutor Jorge Ismael de Biasi
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira
Assistente 1: Anderson José de Moraes Coelho
Assistente 2: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa
VAR: Marcio Henrique de Gois
Gols: 1T 46′ Zé Rafael (Palmeiras); 2T 1′ Dudu (Palmeiras)
Substituições – Novorizontino : Lepu (João Pedro); Baggio (Michel Douglas); Lucas Mendes (Lucas Ramon); Welinton (Cléo Silva); Léo Tocantins (Marcinho)
Substituições – Palmeiras: Gabriel Veron (Dudu); Atuesta (Zé Rafael); Wesley (Scarpa); Murilo (Luan)
Novorizontino (4-3-3): Giovanni; Lucas Ramon, Wálver, Bruno Aguiar, Reverson; Léo Baiano, João Pedro, Danielzinho; Marcinho, Cléo Silva, Michel Douglas
Palmeiras (4-5-1): Weverton; Mayke, Luan, Gustavo Gómez, Piquerez; Danilo, Zé Rafael, Dudu, Raphael Veiga, Gustavo Scarpa; Rony