Manchester City conseguiu uma virada no segundo tempo para sair do Emirates Stadium com vitória importante diante do Arsenal em clássico na Premier League
Arsenal 1-2 Manchester City Premier League - 21ª Rodada
O Manchester City marcou no fim e conseguiu arrancar uma vitória diante do Arsenal por 2 a 1 neste sábado (1), abrindo o 2022 da Premier League.
Os Citzens tentaram impor seu estilo de jogo no início e dominaram a posse de bola diante do Arsenal que cedia pouco espaço em seu campo defensivo.
Kevin De Bruyne e Bernardo Silva tabelaram após cobrança de escanteio e o cruzamento na área buscou Laporte, mas foi Gabriel Jesus que cabeceou com bastante perigo.
Aos 10′, Gabriel Martinelli cortou para dentro pela esquerda e escorou buscando Lacazette, deixando na medida para Oegaard passar por Ake e chegar dentro da área onde dividiu com Ederson. Houve reclamação do Arsenal, mas o jogo seguiu.
Em nova chance dos Citzens, bola trabalhada pelo lado direito com Sterling cruzando na primeira trave onde Dias recebeu livre e finalizou para fora por muito pouco.
Depois do Manchester City construir certa vantagem no primeiro tempo, o Arsenal acabou optando pela diminuição dos espaços e conseguiu se impor no restante da etapa inicial até Saka abrir o placar aos 31 minutos.
Em grande jogada de contra-ataque, Tierney recebeu na esquerda e percorreu o campo com espaço até a entrada da área, onde Saka surgiu nas costas da marcação e bateu de primeira no canto do goleiro Ederson.
Antes do intervalo, Saka e Lacazette tabelaram e o francês inverteu para Gabriel Martinelli percorrer pela esquerda e bater no gol ao invés de cruzar, desperdiçando a oportunidade de ampliar. E em novo contragolpe, Martinelli novamente surgiu na esquerda e bateu rasteiro, para fora.
A situação no segundo tempo foi a mesma da etapa inicial com o Manchester City dominando a posse de bola, mas tendo problemas em finalizar para o gol. Mas a situação acabou sendo modificada rapidamente.
Bernardo Silva driblou seus marcadores na área e acabou colidindo com Xhaka dentro da área. Em nova reclamação de pênalti, o árbitro Stuart Attwell desta vez foi ao monitor do VAR para rever a jogada. O pênalti foi marcado e Mahrez empatou o jogo mandando Ramsdale para o outro lado.
E logo na sequência, o Arsenal desperdiçou uma chance de ouro para voltar à liderança do placar. Na tentativa de tirar o perigo, Laporte acabou encobrindo o goleiro Ederson e só não marcou gol contra porque Ake tirou em cima da linha. No rebote, Gabriel Martinelli chegou livre na entrada da área e encheu o pé, mas exagerou na força e chutou em cima do gol.
E aos 14 minutos, a sequência negativa dos Gunners foi encerrada com expulsão de Gabriel Magalhães, recebendo seu segundo cartão amarelo dois minutos depois do primeiro ao empurrar Gabriel Jesus no meio-campo. Holding foi acionado no lugar de Odegaard para recompor a defesa.
Como esperado, o restante da etapa complementar ficou marcado pelo Manchester City mais dominante com a posse, enquanto o Arsenal tentava atrapalhar a criação dos Citzens atuando no campo defensivo para tentar sair do Emirates com pelo menos um ponto a mais na tabela.
A estratégia dos Gunners deu certo por muito tempo pois o City acumulou finalizações sem muito perigo. Cancelo e Mahrez experimentaram de longe e a bola passou por cima em duas oportunidades, enquanto o Arsenal chegou mais perto no contra-ataque de Partey na esquerda e deixando para Martinelli na meia-lua, batendo fraco e facilitando Ederson.
Mas os comandados de Pep Guardiola nunca estiveram dispostos a desistir e o gol da virada aconteceu aos 48′ do segundo tempo com Rodri sendo decisivo, aproveitando bola cruzada de De Bruyne.
FICHA TÉCNICA
ARSENAL 1-2 MANCHESTER CITY
Data: 01/01/2022, 09:30
Estádio: Emirates Stadium
Gols: 1T 31′ Saka (Arsenal); 2T 12′ Mahrez (City); 2T 48′ Rodri (City)
Substituições – Arsenal: Holding (Odeggard); Smith Rowe (Lacazette); Elneny (Saka)
Substituições – Manchester City: Gundogan (Gabriel Jesus)
Arsenal (4-2-3-1): Aaron Ramsdale; Takehiro Tomiyasu, Ben White, Gabriel Magalhaes, Kieran Tierney; Thomas Partey, Granit Xhaka; Bukayo Saka, Martin Odegaard, Gabriel Martinelli; Alexandre Lacazette.
Manchester City (4-3-3): Ederson; Joao Cancelo, Ruben Dias, Aymeric Laporte, Nathan Ake; Kevin De Bruyne, Rodrigo, Bernardo Silva; Riyad Mahrez, Gabriel Jesus, Raheem Sterling.
LEIA TAMBÉM
Globo acerta com FPF e Premiere exibirá Paulistão em 2022
De férias, Cássio treina em instalações de clube de Santa Catarina