Home Futebol Linkedin aproximou John Textor de comprar o Botafogo; entenda

Linkedin aproximou John Textor de comprar o Botafogo; entenda

Mensagem de dois brasileiros na rede social atraiu interesse do empresário em comprar o Glorioso

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

Na última semana, conselheiros e sócios do Botafogo aprovaram a compra da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do clube para o empresário americano John Textor. Uma negociação que começou de modo bastante inusitado: através do Linkedin.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Um contato de dois brasileiros com o empresário foi o suficiente para que o agora novo administrador do futebol botafoguense se interessasse pelo clube e fizesse a proposta que sacudiu a torcida e pode tornar o Glorioso um ‘player’ no mercado.

Dpis brasileiros, um americano e o Linkedin

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Toda a inciativa, segundo conta o GE, veio de dois brasileiros, Danilo Caixeiro e Thairo Arruda. Ambos formados na Universidade de Yale, uma das mais conceituadas dos Estados Unidos. Ambos se juntaram para dar vazão a um sonho mútuo: serem donos de um time de futebol.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJHbGM4bTEwaSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Depois de uma tentativa frustrada de comprar a Acadêmica (POR), a dupla passou a trabalhar no auxílio ao Senado para a análise do projeto de lei que permite que clubes virem empresas. Foi durante este período em que começaram a procurar oportunidades no Brasil, tendo fundado a Matix Capital como empresa de assessoria para focar em prospecção de investidores interessados em colocar dinheiro nos times daqui.

Foi neste ensejo que entraram Botafogo e John Textor. A dupla se aproximou do empresário através de uma mensagem no Linkedin em que abordavam uma proposta de investir no futebol brasileiro. Caixeiro e Arruda, com a ajuda do diploma de Yale, conseguiram convencer o futuro dono do Botafogo a ouvir uma apresentação de 30 minutos sobre o projeto do clube, que já tinha ideia no passado de virar empresa e havida pedido a ajuda da XP Investimentos para isto.

PUBLICIDADE

“Não foi sexy, foi como se estivéssemos no Tinder. Mas ele ouviu nosso projeto e começou a confiar na gente”, afirmou Arruda.

PUBLICIDADE

Textor já procurava oportunidades de investir no futebol brasileiro e, à princípio, recebeu com certa hesitação a proposta dos dois ‘intermediários’ Mas a insistência de Arruda e Caixeiro foi suficiente para que o empresário se interessasse pelo Glorioso, mas a negociação só começaria de fato depois do acesso para a Série A garantido. A primeira proposta do americano foi enviada em dezembro as conversas se alinharam dali em diante,.

A chamada ‘oferta não vinculante’ fora assinada na véspera do Natal e, depois, muita discussão e tensão por conta de uma pequena ‘desavença’ devido à cláusulas até a assinatura da oferta vinculante e a aprovação da venda da SAF, cuja assinatura final precisa ser feita para iniciar de vez a mudança do controle do futebol do Fogão.

LEIA TAMBÉM

Botafogo define grupo de transição para viabilizar SAF

PUBLICIDADE

Copa do Brasil 2022: confira todos os confrontos da primeira fase do torneio

Copinha 2022: confira quem já garantiu vaga nas quartas de final

Web não perdoa após Mauro Cezar cair em fake news; Botafogo se pronuncia

São Paulo nunca venceu o Campinense, rival da 1ª fase da Copa do Brasil 2022; confira os duelos

PUBLICIDADE

Dracena diz que ‘faltou interesse’ de Pablo vir jogar no Santos

Internacional contesta FPF por uso de atacante pelo Palmeiras na Copinha; entenda o caso

Palmeiras já tentou contratar 7 centroavantes em 2022; veja os nomes

Better Collective