Home Automobilismo Fórmula 1: Verstappen pode ser suspenso de corrida em 2022; entenda

Fórmula 1: Verstappen pode ser suspenso de corrida em 2022; entenda

Atual campeão da F1, piloto holandês abusou dos ‘pontos na licença’ em 2021 e, portanto, pode enfrentar proibição em 2022

Álvaro Logullo Neto
24 anos, formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e, desde 2021, redator de esportes no Torcedores.com. Por aqui, um pouco de tudo: tênis, basquete, NFL, Fórmula 1, esportes olímpicos e Fiorentina... digo, futebol!

Atual campeão da F1, piloto holandês abusou dos ‘pontos na licença’ em 2021 e, portanto, pode enfrentar proibição em 2022

O mundial de 2022 da Fórmula 1 promete duelos eletrizantes, principalmente envolvendo o atual campeão Max Verstappen e Lewis Hamilton — caso o britânico, de fato, volte para mais uma temporada. O holandês da Red Bull, contudo, vai precisar tomar alguns cuidados na pista, em especial nas primeiras 16 corridas do calendário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Isso porque Verstappen recebeu sete pontos em sua licença de piloto durante a temporada de 2021 devido a incidentes nas corridas. Um competidor pode colecionar, no máximo, 12 pontos dentro de um período de um ano. Se estourar este limite, a punição é a suspensão de um Grande Prêmio.

Ou seja, se Max Verstappen levar mais cinco pontos estará automaticamente excluído de uma corrida — algo que poderia comprometer a luta do holandês por mais um título mundial em 2022. A partir do 17º GP, o piloto começa a limpar os pontos na licença por conta do período de um ano. Até lá, porém, ele estará ‘pendurado’.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Os pontos na licença de Verstappen

Para se ter ideia, Lewis Hamilton entrará na temporada de 2022 com apenas dois pontos em sua licença. Foi em ‘duelos’ com o britânico, aliás, que Verstappen recebeu cinco de seus sete pontos em 2021.

Os dois primeiros ocorreram após o acidente entre os dois no GP da Itália. Ainda tiveram mais três pontos devido à colisão na Arábia Saudita quando o piloto da Red Bull tentava devolver a posição a Hamilton. Além disso, o holandês ainda recebeu mais dois pontos por ignorar duas bandeiras amarelas na qualificação.

O mais indiciplinado do grid em 2021 foi o japonês Yuki Tsunoda, que levou oito pontos. Entretanto, o piloto da AlphaTauri já vai limpar uma das infrações logo em abril, diferentemente de Verstappen, que recebeu todas as suas punições já na reta final da temporada passada.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:

Campeão da Fórmula 2 lamenta falta de espaço na F1: “Funciona assim”

PUBLICIDADE

Fórmula 1: Dá para alcançar? Verstappen comenta sobre recorde de Schumacher e Hamilton

F1: Engenheiro que trocou Mercedes por Red Bull é condecorado pela Rainha da Inglaterra; entenda

Schumacher x Hamilton: Quem é maior na Fórmula 1? Veja os números

Torcida do Corinthians lota estádio e jogo da Copinha acaba sendo paralisado

PUBLICIDADE

Vai pra Copa? Repórter da ESPN diz que jogador do Corinthians será convocado se “jogar 10% a mais do que está jogando”

Atlético-MG tem concorrência de time espanhol e dois clubes sul-americanos por Godín

Mercado da bola: Brasileirão Série A tem 35 laterais com contrato encerrando em 2022; veja os nomes

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial