Fórmula 1: Bottas revela motivo ‘egoísta’ para deixar Mercedes
Piloto finlandês trocou a Mercedes pela Alfa Romeo após cinco anos como companheiro de Lewis Hamilton na F1
Piloto finlandês trocou a Mercedes pela Alfa Romeo após cinco anos como companheiro de Lewis Hamilton na F1
O casamento entre Valtteri Bottas e a Mercedes F1 chegou ao fim com o término da última temporada da Fórmula 1. Mas a trajetória do piloto finlandês não se encerrará na categoria. Aos 32 anos, Bottas vai ser o primeiro piloto da equipe Alfa Romeo, em 2022, substituindo o aposentado compatriota Kimi Raikkonen.
Agora, em entrevista ao F1 News, o ex-companheiro de Lewis Hamilton explicou um pouco mais a respeito da decisão. De acordo com o próprio Bottas, a mudança de equipe tem um ‘quê’ de egoísmo. Mas nada maléfico:
“No verão, pensei que era hora de pensar só sobre mim, o que realmente quero, o que preciso, o que me fará feliz e me fará gostar de esporte. O que será a coisa mais gratificante para mim. Então sim, absolutamente. As decisões que tomei são única e exclusivamente o que EU pessoalmente queria. Nada mais”, revelou Bottas.
Além disso, o novo piloto da Alfa Romeo também destaca a influência que o chefe da equipe, Frédéric Vasseur, conhecido de longa data, teve em sua escolha: “Eu diria que 50% da decisão foi tomada por causa de Fred, conhecendo-o do passado e sabendo o que ele é capaz de fazer com a equipe”, explicou.
Números de Bottas na F1
Enfim, na nova escuderia, Valtteri Bottas terá a chance de ser, novamente, o piloto número 1. Para ele, contudo, este não é o fator mais importante: “Quero ter o papel de líder da equipe, e ser o piloto mais experiente ajuda. Acho que nunca é bom chamar de número um ou dois de uma equipe, mas, sim, destacar o que tem mais experiência”.
O piloto finlandês chegou à F1 em 2013. Correu pela Williams por quatro temporadas e conseguiu nove pódios no total, mas sem nenhuma vitórias. O primeiro lugar veio, enfim, em 2017, durante seu primeiro ano com a Mercedes. Bottas conseguiu alguns triunfos, mas jamais simbolizou uma verdadeira ameaça para Lewis Hamilton.
Veja mais estatísticas de Valtteri Bottas na F1 aqui.
No total, são 10 vitórias e 67 pódios na carreira do ex-Mercedes. Ele foi duas vezes vice-campeão mundial (2019 e 2020), ambas atrás de Hamilton. Na Alfa Romeo, Bottas terá o estreante Guanyu Zhou como companheiro.
LEIA MAIS:
Fórmula 1: Hamilton se aposentaria caso vencesse em Abu Dhabi
F1: Manchado? Horner revela opinião de dono da Red Bull sobre título de Verstappen
Fórmula 1: Alpine é 6ª equipe a marcar lançamento do novo carro; veja todas
F1: Sorte? Diretor da Mercedes fala sobre novas regras e manda recado claro a rivais