Home Novidades Felipe Melo como zagueiro, Cano no banco e mais: como deve jogar o Fluminense em 2022

Felipe Melo como zagueiro, Cano no banco e mais: como deve jogar o Fluminense em 2022

Tricolor Carioca terá o retorno de Abel Braga para a sua quarta passagem como treinador. Fluminense tem leve aumento em média de idade

Rafael Alves
Jornalista formado em 2022 pela Universidade Cruzeiro do Sul. Produtor de conteúdo para internet desde 2017, iniciou no Torcedores em 2018 e cobriu uma Copa do Mundo e uma Olimpíadas. Atua também nas áreas de Fórmula 1 e Valorant.

Tricolor Carioca terá o retorno de Abel Braga para a sua quarta passagem como treinador. Fluminense tem leve aumento em média de idade

O Fluminense é um dos clubes mais ativos no mercado da bola neste início de temporada. Com oito contratações já anunciadas, a equipe do Rio de Janeiro ainda terá um novo comandante: o técnico Abel Braga voltou ao clube em sua quarta passagem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O último reforço foi o goleiro Fábio, que brigará por posição com Marcos Felipe. A posição passou a última temporada sob críticas em alguns momentos de 2021. Oportunidade de mercado após deixar o Cruzeiro, o experiente jogador briga pela titularidade.

Vice-campeão da Libertadores em 2009, o arqueiro espera realizar o sonho de conquistar a competição juntamente com o Fluminense. “Está na hora. Acho que todos nós temos esse objetivo, esse sonho. Ficou muito próximo”, disse à FluTV.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Além do goleiro Fábio, o Fluminense acertou com mais um volante, dois laterais, um zagueiro, um meia e dois atacantes: Felipe Melo, Pineida, Cristiano, David Duarte, Nathan, Cano e Willian, respectivamente.

+ ANÁLISE: Atuação do Fluminense na janela de transferências é a prova de que o clube quer chegar muito mais longe

ABEL BRAGA DEVE VOLTAR COM TRÊS ZAGUEIROS

A chegada de Abel Braga ao comando do Fluminense pode promover uma grande mudança na formação tática da equipe. Tentando repetir o bom comando da última passagem, entre 2017 e 2018, o treinador deve voltar a utilizar um sistema com três zagueiros.

PUBLICIDADE

O volante Felipe Melo pode ser um deles. Com o sucesso de Yago e André como dupla no meio de campo, o ex-jogador do Palmeiras deve atuar de forma mais recuada – assim como fez em 2020, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo.

PUBLICIDADE

Nino, que recebeu sondagens de clubes do Brasil e da Europa durante a janela, está focado no Fluminense para receber uma chance na seleção brasileira. Assim, ele será titular ao lado de David Duarte, David Braz ou Luccas Claro.

A equipe carioca ainda deve ter briga nas alas. Samuel Xavier e Calegari disputam a vaga pela direita, enquanto Pineida, que chegou recentemente ao elenco do Fluminense, deve garantir a titularidade contra Cristiano no lado esquerdo.

Nathan deve iniciar a temporada como meia principal no ataque, atrás de Willian e Fred. Com contrato apenas até julho deste ano, o camisa 9 deve iniciar como titular e fazer trocas com Cano para recuperar a forma física durante a maratona de jogos.

Portanto, o técnico Abel Braga pode escalar o Fluminense nos principais jogos deste início de temporada da seguinte forma: Fábio (Marcos Felipe); Nino, Felipe Melo e Luccas Claro (David Duarte); Samuel Xavier (Calegari), André, Yago e Pineida (Cristiano); Nathan; Willian (Luiz Henrique) e Fred (Cano).

PUBLICIDADE

https://gty.im/1236718548

FLUMINENSE TEM TIME VELHO?

Com a chegada de Fábio (41), Felipe Melo (38), Willian (35) e Germán Cano (33), o elenco do Fluminense virou alvo de piadas por conta da idade dos atletas. Atualmente, o grupo carioca conta com a média de 27,3 anos entre os jogadores.

Esse número é um pouco superior aos 26,6 da temporada de 2021, quando a equipe garantiu a classificação para a fase de grupos da Libertadores. Esse pequeno aumento foi recente e só aconteceu por conta da chegada de Fábio, que tem 41 anos de idade.

Apesar de ter feito contratações de jogadores mais experientes, o Fluminense também se livrou de outro atletas mais velhos Nenê foi para o Vasco da Gama, Egídio irá jogar no Coritiba, Hudson retornou ao São Paulo e Cazares deve deixar o clube em breve.

PUBLICIDADE

O que ajuda a equilibrar a balança é a quantidade de jovens promessas. Com o fim da Copa São Paulo de Futebol Júnior, nomes como o de Matheus Martins devem se unir ao elenco para o Campeonato Carioca, que já tem Luiz Henrique como destaque.

“É importante para nós, mais jovens, termos jogadores experientes, que ajudam a assumir a responsabilidade. Mas, independentemente da idade, quem estiver em campo, vestindo uma camisa como esta, tem que dar o seu melhor. E tem o seu percentual de responsabilidade. Quem estiver dentro de campo vai ter que correr, dar o seu melhor. Com a força do grupo, vamos conseguir as vitórias”, comentou Nathan, durante entrevista coletiva de apresentação.

VEJA O ELENCO DO FLUMINENSE PARA 2022:

Goleiros: Fábio (41), Marcos Felipe (25), Muriel (34), Pedro Rangel (21) e Gustavo Ramalho (19)

Laterais: Samuel Xavier (31), Calegari (19), Mario Pineida (29), Marlon (24), Cristiano (28) e Danilo Barcelos (30)

PUBLICIDADE

Zagueiros: Nino (24), David Braz (34), Luccas Claro (30), David Duarte (26), Manoel (31), Matheus Ferraz (36) e Luan (20)

Meias: André (20), Martinelli (20), Nonato (23), Wellington (30), Felipe Melo (38), Yago Felipe (26), Jhon Arias (24), Nathan (25), Paulo Henrique Ganso (32)

Atacantes: Fred (38), Caio Paulista (23), Gabriel Teixeira (20), Luiz Henrique (21), Germán Cano (33), John Kennedy (19), Matheus Martins (18) e Willian Bigode (35).


[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJBczhzUXpPbyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

Joia do Fluminense entra no radar do Ajax para substituir David Neres

Cavani, Soteldo e mais: 8 gringos especulados para jogar na Série A em 2022

Lesão no joelho tira zagueiro do Fluminense do primeiro semestre em 2022

PUBLICIDADE

‘Cancelados’: relembre os equatorianos que decepcionaram no Fluminense

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial