Fla havia apresentado um documento com várias solicitações no final de 2021
Apesar de toda a polêmica e troca de “farpas” na temporada passada, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se mostrou irredutível quanto aos pedidos efetuados pelo Flamengo sobre regras. No novo Regulamento Geral de Competições (RGC) de 2022, a entidade cravou que não autorizará o adiamento de jogos por conta de convocações de jogadores, e ainda manteve a decisão sobre as regras comerciais e os contratos de TV.
Em dezembro de 2021, o Flamengo apresentou um ofício junto à entidade que rege o futebol brasileiro, elencando 24 pedidos acerca do regulamento de competições e calendário. Entre os pontos principais estavam a petição para remarcar partidas quando houvesse jogadores convocados para a seleção. Além disso, o clube solicitou não precisar do aval da CBF na negociação de contratos de TV e direitos comerciais.
Nesta temporada, ao menos cinco datas do Brasileirão irão coincidir com jogos da seleção. Nas primeiras movimentações das Eliminatórias em 2022, os clubes já estão sendo prejudicados nos Estaduais.
“Art. 10 – As partidas de competições que integram o calendário anual da CBF, consideradas todas as suas datas, prevalecerão sobre as de quaisquer certames, salvo concessão excepcional e expressa da CBF.
§ 1o – A convocação de atletas para integrar seleções nacionais não assegura aos seus Clubes o direito de alterar as datas de suas partidas em competições.
§ 2o – Nas datas FIFA e Competições Oficiais Internacionais, é obrigatória a cessão de atletas para suas respectivas Seleções Nacionais, de qualquer categoria.”
Mercado da bola: Quem chega e quem sai do Flamengo em 2022
Marinho chama atenção em frase de despedida do Santos após acerto com o Flamengo
Flamengo atinge a marca de 11 saídas em 2022; veja a lista de jogadores que já deixaram o clube