Neto tem contrato com o Barcelona até junho de 2023
O Barcelona, antes de mais nada, desistiu na tarde desta quinta-feira de abrir negociações pelo goleiro Neto com o Flamengo. Dessa forma, o camisa 13 seguirá integrado ao elenco Blaugraná até o fim da atual temporada.
O Torcedores.com apurou que a diretoria rubro-negra recebeu como resposta do clube espanhol que o empréstimo de Neto até dezembro é inviável. Afinal, o técnico Xavi Hernández entende que o goleiro é um bom reserva para Marc-André Ter Stegen.
Ainda segundo apurou a reportagem, o Flamengo chegou a ter a autorização do time catalão para iniciar conversas com o goleiro. Mas houve a mudança de planos a pedido da comissão técnica do Barcelona.
Dessa forma, o empresário Giuliano Bertolucci foi obrigado a desmarcar uma videoconferência com o vice-presidente de futebol Marcos Braz e com o diretor executivo de futebol Bruno Spindel para tratar sobre o assunto.
Uma das principais exigências do Barcelona era que o Flamengo esperasse o encerramento da janela de transferências da Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália. Afinal, o desejo da diretoria era tentar vende-lo a fim de conseguir lucrar.
Como o Flamengo tem pressa para definir o elenco para esta temporada, a diretoria decidiu encerrar as tratativas para buscar um goleiro experiente para disputar posição com Diego Alves e Hugo Souza. Afinal, César acertou com o Coritiba e Gabriel Batista deve deixar o clube.
De acordo com duas fontes ligadas ao departamento de futebol, o Flamengo ofereceu um valor não revelado para ter Neto por empréstimo até o fim de 2022, com opção de compra dos direitos econômicos por 4 milhões de euros (R$ 24,4 milhões, pela cotação atual).
A situação de Neto no Barcelona
Revelado pelo Athletico Paranaense, Norberto Murara Neto ganhou destaque no futebol europeu pelo Valencia entre 2017 e 2019. Foi vendido aos catalães por 26 milhões de euros (R$ 158,9 milhões).
Apesar de ter sido com status de titular, ele nunca conseguiu se firmar como goleiro do Barça. Ele soma apenas 20 partidas pelo clube desde que foi contratado em junho de 2019. Desde então, o jogador vem externando insatisfação com a reserva no clube espanhol.
Além do Flamengo, Neto já esteve na mira de equipes da Espanha como Alavés, Cádiz, Getafe, Granada e Levante. No entanto, o atleta preferiu permanecer no Camp Nou devido à falta de competitividade dos interessados.