Atacante de 15 anos foi campeão da Copinha 2022 pelo Verdão
Vencedor da Copinha em 2022, o atacante Endrick foi eleito o melhor jogador e autor do gol mais bonito do torneio nacional de base. O futebol apresentado pelo jovem de 15 anos chamou a atenção de todo o planeta.
A imprensa esportiva brasileira debateu se o Palmeiras deveria inscrevê-lo para o Mundial de Clubes. A ideia foi rejeitada pelo treinador Abel Ferreira.
Jornais europeus, por outro lado, destacaram que times de elite como Barcelona, Real Madrid e Liverpool monitoram a situação do atleta.
Por ora, o fato concreto é que Endrick só vai poder assinar o primeiro contrato profissional em julho, quando fizer 16 anos.
Entretanto, ainda não vai ter permissão para deixar o Brasil, uma vez que só vai completar a maioridade em 2024, quando fizer 18 anos.
Em entrevista ao site Globo Esporte, o representante e consultor dos pais do atleta, Frederico Pena, revelou qual será o futuro de Endrick.
“O próximo passo é assinar o contrato profissional com o Palmeiras assim que ele fizer 16 anos, em julho”, resumiu.
“Não tem a menor dúvida de que isto vai acontecer. Não tem outra possibilidade”, cravou, “ele tem um contrato de formação, o que é válido na legislação brasileira”, explicou Pena.
Palmeiras inclui multa astronômica para liberar Endrick
Ainda segundo o portal de notícias, a multa para Endrick sair do Palmeiras é de R$ 110 milhões.
“Alguém poderia pagar essa multa se o atleta quisesse. Mas por que o atleta iria querer sair do Palmeiras? O clube que apostou nele”, acrescentou o agente.
Palmeiras desenvolve projeto esportivo
Frederico Pena também destacou o projeto esportivo que o Palmeiras desenvolveu para a carreira de Endrick.
” O projeto esportivo foi desenvolvido pelo clube, na figura do João Paulo Sampaio (coordenador da base). Ele é e quem desenha tudo: se o Endrick vai jogar no sub-17 ou sub-20. Todo o planejamento esportivo é do João Paulo e do Palmeiras”, declarou.
Endrick passou dificuldades na pandemia
Pena também recordou que o adolescente já superou dificuldades em meio à pandemia do novo coronavírus.
“Na pandemia, a categoria sub-15 não existiu em 2020. O Endrick era sub-14, e o que acontece em 2020 com ele? Ele se apresenta no sub-17. O Palmeiras bancou isso”, reconheceu.
“Não tem por que o atleta trocar o Palmeiras por nenhum outro clube no Brasil. Vai para onde? E quem vai pagar uma multa de R$ 110 milhões, que é o valor do contrato de formação?”, questionou o representante.
Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes
“As bases do contrato profissional ainda não estão definidas, mas isso é normal. O próximo passo é assinar o contrato profissional em julho e seguir o projeto esportivo. Qual vai ser? Isso quem vai determinar é o Palmeiras”, finalizou Pena.
Leia também:
Copinha: Endrick entra em lista que tem Gabriel Jesus e Antony, da seleção brasileira
Copinha 2022: Endrick ganha prêmios de gol mais bonito e melhor jogador
Endrick e mais: jornal lista 6 possíveis reforços do Real Madrid em 2022
Endrick e mais: veja 9 jogadores que se destacaram na Copinha 2022