Djokovic recebeu autorização para entrar na Austrália após decisão judicial e também ganhou apoio da ATP, mas governo pretende recorrer e cancelar o visto
A ATP divulgou nesta segunda-feira (10) uma nota oficial concordando com a liberação de Novak Djokovic para entrar em Melbourne após a suspensão do visto, em decisão tomada pelo juiz Anthony Kelly numa audiência transmitida ao vivo.
Responsável por controlar o tênis masculino, a ATP optou-se por se manifestar apenas depois de todo o processo envolvendo a polêmica de Novak Djokovic com autoridades australianas por tentar entrar na Austrália sem vacina contra Covid-19.
Djokovic havia sido detido pela imigração pois a vacinação contra o coronavírus é uma exigência para todos os estrangeiros. O tenista tentou uma exceção junto às autoridades com documento mostrando exceção médica garantida pela organização do Australian Open.
O sérvio havia garantido que estava livre de sintomas há 72 horas e que havia testado positivo em 16 de dezembro, estando livre de qualquer sintoma no dia 30 de dezembro. A situação acabou não dando certa e o visto de entrada no país foi suspenso pelo governo australiano, mas a situação foi revertida em decisão judicial.
O problema foi resolvido no momento, mas o governo australiano já avisou que irá recorrer da decisão e que pretende cancelar o visto, impedindo a entrada de Djokovic na Austrália por três anos.
Veja a nota oficial da ATP sobre Djokovic
“A ATP respeita totalmente os sacrifícios que o povo da Austrália fez desde o início do COVID-19 e as rigorosas políticas de imigração que foram implementadas. Complicações nos últimos dias relacionadas à entrada de jogadores na Austrália, no entanto, destacaram a necessidade de compreensão, comunicação e aplicação mais claras das regras.
Ao viajar para Melbourne, fica claro que Novak Djokovic acreditava ter recebido uma isenção médica necessária para cumprir os regulamentos de entrada. A série de eventos que levaram à audiência de segunda-feira foi prejudicial em todas as frentes, inclusive para o bem-estar de Novak e a preparação para o Aberto da Austrália. Os pedidos de isenção médica dos jogadores são feitos independentemente da ATP, no entanto, estamos em contato constante com a Tennis Australia para buscar clareza ao longo desse processo. Congratulamo-nos com o resultado da audiência de segunda-feira e esperamos algumas semanas emocionantes de tênis pela frente.
De forma mais ampla, a ATP continua recomendando fortemente a vacinação para todos os jogadores do ATP Tour, que acreditamos ser essencial para o nosso esporte navegar na pandemia. Isso se baseia em evidências científicas que apoiam os benefícios para a saúde fornecidos e para cumprir os regulamentos globais de viagens, que prevemos que se tornarão mais rigorosos ao longo do tempo. Estamos encorajados que 97% dos 100 melhores jogadores sejam vacinados antes do Aberto da Austrália deste ano.”
LEIA MAIS:
Mercado da Bola: Manchester City tem interesse em Modric, do Real Madrid
Destaque da Tríplice Coroa no feminino, meia deixa o Corinthians
Coutinho no Aston Villa! Veja a situação do time que será defendido pelo brasileiro
Paulo Sousa vê número de títulos do Flamengo aquém da grandeza do clube
Venda de Junior Alonso será uma das maiores da história do Atletico-MG; veja o top 5
Especulado na Europa, Gabigol se manifesta: “Tudo na vida tem um preço”
Foto que compara Shakira ‘crescida’ e Piqué bebê nos anos 90 é verdadeira? Saiba resposta