Carioca 2022: Grupos, favoritos, informações e onde assistir
Campeonato Carioca chega com tudo nesta terça-feira tendo o Flamengo favorito, mas com Fluminense e Botafogo como adversários; Vasco pode surpreender
Um dos torneios estaduais mais tradicionais do futebol brasileiro, o Campeonato Carioca será iniciado nesta terça-feira (25) no Estádio Nilton Santos.
O Flamengo entra como grande favorito à conquista do título, mas o Fluminense surge como principal rival para ameaçar o possível tetracampeonato do rubro-negro. O Botafogo corre por trás, enquanto o Vasco ainda não adquiriu confiança do torcedor. Equipes como Nova Iguaçu e Portuguesa devem dar trabalho.
Para deixar você bem informado, o Torcedores.com preparou um guia especial do Campeonato Carioca.
Quando começa o Campeonato Carioca 2022?
O Campeonato Carioca 2022 começa nesta terça-feira (25) com o duelo entre Boavista e Botafogo no Estádio Nilton Santos, abrindo os trabalhos da competição.
A primeira rodada prosseguirá na quarta-feira (26) com Audax x Nova Iguaçu (15:30), Volta Redonda x Vasco (18:00) e Flamengo x Portuguesa-RJ (21:30).
Por fim, os jogos Madureira x Resende (15:30) e Fluminense x Bangu (20:30) encerram a primeira rodada.
Quais os times que disputam o Carioca 2022
AUDAX-RJ
De volta à elite do futebol carioca, o Audax chega empolgado com o mesmo elenco campeão da segunda divisão carioca sob comando do técnico Alex Alves, de 46 anos.
Com média de idade em 26 anos, o principal jogador do elenco é o experiente atacante Anderson Lessa, que já atuou por Cruzeiro e Bragantino, dentre outros.
BANGU
O Bangu surge na temporada 2022 do futebol carioca tentando alcançar voos maiores no futebol nacional, depois de ter encerrado a temporada anterior na segunda fase da Série D pela primeira vez.
Felipe, ídolo do Vasco, é o técnico da equipe e promete apresentar um futebol bastante ofensivo com os atacantes Alisson Daniel, David, Lucas Duarte, Daniel Dias e Roberto Baggio. No entanto, nomes importantes como Rochinha, Rafael Carioca e Luís Gustavo deixaram a equipe.
BOAVISTA
Diferentemente de outras equipes de menor expressão que tentam surpreender para buscar o título com nomes jovens, o Boavista aposta mais uma vez na experiência.
O elenco possui Leandrão, experiente centroavante com passagem no Vasco e no Internacional. Mas a maior promessa é o atacante Matheus Alessandro, jogador de 25 anos que volta ao Brasil após passagem na Armênia.
BOTAFOGO
A torcida do Botafogo está empolgada com o início deste ano com as notícias que chegam no extracampo, após a confirmação da compra de 90% da SAF por parte do empresário John Textor, prometendo investimento de R$500 milhões no clube.
Por isso, a diretoria do alvinegro carioca trata o Campeonato Carioca como um laboratório para ajustar a equipe visando objetivos maiores, como uma grande campanha no Brasileirão. Dentro de campo, poucos reforços chegaram até aqui e o Fogão terá que lidar com parte da equipe base utilizada na temporada passada.
Rafael Navarro e Luís Oyama, os dois maiores destaques da última Série B, deixaram o clube. Por isso, as expectativas ficam maiores pelas contratações, sendo os principais os jovens Breno (volante ex-Goiás) e Erison (atacante ex-Brasil de Pelotas).
Escalação: Gatito; Rafael, Carli, Kanu, Carlinhos; Barreto, Breno; Chay; Diego Gonçalves, Erison, Luiz Fernando
FLAMENGO
Sob a direção do técnico Fábio Matias (substituindo Maurício Souza, demitido), o Flamengo novamente utilizará o Campeonato Carioca para colocar em campo suas maiores jovens promessas e verificar àqueles que terão condições de serem utilizados em grandes jogos.
No entanto, o elenco do Carioca também terá a presença de jogadores do elenco principal que receberam poucas oportunidade até aqui. Somente a partir da quarta rodada a equipe será assumida pelo novo técnico principal, o português Paulo Sousa.
Entrando como grande favorito à conquista do título, o Flamengo tem como principais expectativas neste início de temporada os desempenhos dos jovens Matheus França e Lázaro, atacantes que podem “roubar” a vaga que será deixada por Michael.
Escalação: Diego Alves; Isla, Gustavo Henrique, David Luiz, Filipe Luis; Willian Arão; Everton Ribeiro, Andreas Pereira; Gabigol, Arrascaeta, Bruno Henrique
FLUMINENSE
De todos os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro, o Fluminense foi o que mais contratou na última janela de transferências: o goleiro Fábio, o zagueiro David Duarte, os laterais Cristiano e Pineida, o volante Felipe Melo, o meia Nathan e os atacantes Willian e Germán Cano foram os reforços do tricolor carioca.
Além disso, houve novidade também na comissão técnica com a chegada de Abel Braga, que trará o Campeonato Carioca como um objetivos de título na atual temporada, em meio à disputa da fase preliminar da Conmebol Libertadores.
Por fim, apesar das chegadas de dois atacantes, Luiz Henrique deve seguir como titular pois estava demonstrando franca evolução desde o final da última temporada.
Escalação: Marcos Felipe, Samuel Xavier, Nino, David Braz, Cristiano; Felipe Melo; André, Nathan, Yago Felipe; Luiz Henrique, Fred
MADUREIRA
Uma das equipes que mais contratou neste início de temporada é o Madureira, que entrará em campo com um elenco bem reformulado com 13 reforços sob comando do técnico Alfredo Sampaio.
A principal contratação de todas é Pipico, centroavante que conseguiu chamar atenção quando jogou pelo Vasco. O camisa 9 também teve passagens por Atlético-GO, Guarani e Santa Cruz.
NOVA IGUAÇU
O Nova Iguaçu possui objetivo claro na montagem do elenco para este Carioca: apostar na base, numa escalação que terá média de idade de 26 anos, puxada para cima por causa dos meias Paulo Henrique (38) e Vandinho (35).
Mas no ataque, apenas Yan (30), Dedé (27) e Luan Viana (26) possuem acima de 25 anos. Samuel, atacante de 21 anos e que chegou por empréstimo através do Fluminense, é um dos principais jogadores para ficar de olho nesse estadual.
PORTUGUESA
A Portuguesa terá um ano importante com a disputa da Série D e da Copa do Brasil, diferentemente da temporada anterior quando ficou concentrado apenas no Cariocão.
Por isso, a equipe foi em busca de reforços e trouxe um nome que promete dar trabalho: o atacante Kenji Tanaka, de 20 anos, que veio da MLS e estava no Orlando City, promete surpreender na equipe comandada por Marcus Paulo Grippi, ex-Caldense.
RESENDE
O Resende também chega para o Campeonato Carioca cheio de reforços, buscando revitalizar o elenco comandado pelo técnico Sandro Sargentim. Por isso, nomes experientes foram prioridade no mercado.
O zagueiro Elenilson (ex-Grêmio e Sport) e Raphael Macena (centroavante) foram duas das principais contratações, mas o nome que chama mais atenção é Emanuel Biancucchi, o primo de Lionel Messi, que já atuou por Vasco, Bahia, Ceará e Vila Nova, em sua nova tentativa de se firmar no futebol brasileiro.
VASCO
Dos quatro grandes que entram para a temporada 2022, o Vasco é a equipe que causa maior desconfiança em sua torcida justamente pela decepção no ano anterior com a não classificação para a Série A do futebol brasileiro.
Sem o técnico Fernando Diniz e a saída de jogadores importantes como German Cano, o Vasco apresentou 12 reforços para a nova temporada: o goleiro Thiago Rodrigues, os zagueiros Luis Cangá e Anderson Conceição, os laterais Weverton e Edimar, os volantes Matheus Barbosa e Yuri, os meias Bruno Nazário, Isaque e Vitinho, e os atacantes Raniel e Getúlio.
No comando técnico, Zé Ricardo voltou ao Vasco e terá no Campeonato Carioca a oportunidade menos improvável que conseguir um título na atual temporada. Porém, o cruzmaltino terá já em fevereiro a disputa da Copa do Brasil e terá que dividir prioridades para evitar maiores sustos.
Escalação: Thiago Rodrigues; Weverton, Ulisses, Anderson Conceição, Edimar; Yuri, Matheus Barbosa; Vitinho, Isaque, Nenê; Raniel
VOLTA REDONDA
Por fim, depois de terminar as últimas duas edições do Carioca chegando perto da final, o Volta Redonda aposta no trabalho longevo do técnico Neto Colucci para tentar surpreender.
No comando da equipe há três anos, Colucci é o terceiro técnico com maior tempo em um mesmo clube no futebol brasileiro. Os principais jogadores são o lateral-esquerdo Luiz Paulo e o atacante MV.
Dez jogadores para ficar de olho no Carioca 2022
- Lázaro (Flamengo)
- Matheus França (Flamengo)
- Pineida (Fluminense)
- Erison (Botafogo)
- Samuel (Nova Iguaçu)
- Matheus Alessandro (Boavista)
- Kenji Tanaka (Portuguesa-RJ)
- Raniel (Vasco)
- Anderson Lessa (Audax-RJ)
- Pipico (Madureira)
Onde assistir ao Carioca 2022?
Na TV Aberta, o Carioca 2022 será transmitido mais uma vez pela RecordTV, mas a emissora agora transmitirá os jogos nas datas tradicionais: quartas-feiras às 21h30 e domingos às 16h.
Mais uma vez, o streaming Cariocão Play ficará responsável pela transmissão no pay-per-view e no streaming. No entanto, haverá grandes novidades na internet.
O Carioca será exibido no YouTube através do canal oficial do podcast Flow Sport Club. Na Twitch, a Ronaldo TV (de Ronaldo Fenômeno), o canal do Gaules e do canal do Casimiro Miguel transmitirão partidas ao vivo.
LEIA TAMBÉM
Copinha: Palmeiras x Santos será a 22ª final entre clubes paulistas na história; relembre todas
Verstappen alfineta Hamilton sobre títulos na Fórmula 1
Palmeiras divulga detalhes das novas camisas e prepara lançamento; veja
Copa do Mundo: Fifa divulga valor dos ingressos e preços assustam; veja
Faca arremessada na Copinha entrou no estádio escondida em marmita