‘Cancelados’: relembre os equatorianos que decepcionaram no Fluminense
Após defender Atlético-MG, Corinthians e Fluminense, Juan Cazares é o novo reforço do Metalist, da Ucrânia
Jogadores estrangeiros costumam atrair grande expectativa quando desembarcam no Brasil. Muitos, porém, acabam decepcionando ao longo de suas trajetórias no futebol brasileiro. É o caso de Juan Cazares, contratado pelo Fluminense junto ao Corinthians, em 2021.
Juanito, como é chamado pela imprensa equatoriana, chegou às Laranjeiras com status de camisa 10. Afinal, sua missão era ocupar o espaço que Paulo Henrique Ganso não conseguiu preencher desde que chegou ao Fluminense. Com rendimento baixo, o meio-campista acumulou críticas dos jornalistas e, principalmente, da exigente torcida tricolor.
Agora, o lateral-esquerdo Maurício Pineida terá a missão de fazer o torcedor esquecer o fracasso de seus compatriotas na passagem pelo clube. O defensor chegou cercado de expectativa após boas atuações pelo Barcelona de Guayaquil.
Aproveitando a deixa na ida de Juan Cazares para o Metalist, da Ucrânia, o Torcedores.com listou os equatorianos que chegaram como soluções, mas que no final das contas não deixaram saudades nos tricolores. Veja a lista!
Patrício Urrutia
Idade: 44 anos
Posição: volante
No clube: 2009
Jogos: 5
Gols: 0
Craque da LDU de Quito na conquista da Copa Libertadores da América de 2008, foi contratado pela diretoria tricolor para ajudar o Fluminense a se livrar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2009. No entanto, Urrutia pouco atuou sob o comando de Cuca por ser um jogador lento e pesado. Foi dispensado pelo clube no fim daquela temporada.
Jefferson Orejuela
Idade: 28 anos
Posição: volante
No clube: 2017
Jogos: 48
Gols: 0
Antes de mais nada, foi destaque do Independiente del Valle na Copa Libertadores da América de 2016. E, por isso, o volante foi contratado com o status de grande revelação do futebol equatoriano. Após início arrasador sob o comando de Abel Braga, Orejuela caiu de rendimento e perdeu espaço no elenco tricolor. Posteriormente, foi negociado pelo Fluminense com a LDU de Quito.
Junior Sornoza
Idade: 27 anos
Posição: meia-ofensivo
No clube: 2017 a 2018
Jogos: 96
Gols: 10
Em 2017, foi contratado no “pacotão” que incluía Jefferson Orejuela. O camisa 10 era o cérebro do Independiente del Valle que perdeu para o Atlético Nacional, da Colômbia, o título da Copa Libertadores da América. Foi o equatoriano mais longevo da história do Fluminense. Apesar disso, ele também não deixou saudades nos tricolores. Posteriormente, passou por Corinthians e LDU de Quito.
Bryan Cabezas
Idade: 24 anos
Posição: atacante
No clube: 2018
Jogos: 8
Gols: 0
Antes de tudo, o atacante também surgiu com destaque no Independiente del Valle em 2016. Dessa forma, o equatoriano se transferiu com apenas 18 anos para a Atalanta. Porém, não conseguiu deslanchar na equipe italiana. Posteriormente foi emprestado em sequência ao Panathinaikos, Avelino e Fluminense. Nas Laranjeiras, acumulou problemas extracampo e teve sucessivas lesões musculares.
Juan Cazares
Idade: 29 anos
Posição: meia-ofensivo
No clube: 2021
Jogos: 37
Gols: 1
O craque da seleção equatoriana está no futebol brasileiro desde 2016. Nesse ínterim, defendeu o Atlético-MG e Corinthians. Nesse ínterim, alternou bons e maus momentos. Além disso, teve passagem contestada nos dois clubes. Em 2021, Juan Cazares foi contratado para reforçar o Fluminense na Copa Libertadores da América. Entretanto, não brilhou ao longo da temporada.