Home Futebol Vasco: como 2021 se tornou o pior ano da história do clube?

Vasco: como 2021 se tornou o pior ano da história do clube?

O Torcedores.com faz uma retrospectiva com os principais acontecimentos no Vasco em 2021. Veja o que deu errado no Gigante da Colina

Diego Lucio Castro de Oliveira
Diego Lucio é profissional da área de TI, e escreve sobre futebol e artes marciais desde 2018. Mergulhou ainda mais no mundo das lutas em 2023, e participou de duas coberturas 'in loco' do UFC 283 e do UFC São Paulo.

O Torcedores.com faz uma retrospectiva com os principais acontecimentos no Vasco em 2021. Veja o que deu errado no Gigante da Colina

2021 está acabando, e com ele, uma temporada agitada no futebol brasileiro! Com o Vasco especificamente, não tem como não citar a permanência do time na Série B. Mas o ano foi recheado de outros fatos bons e ruins, que ficarão na memória do torcedor.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Pensando nisso, o Torcedores.com faz uma pequena retrospectiva com os principais acontecimentos do Vasco em 2021:

Como foi o 2021 do Vasco?

Rebaixamento

Pouca gente lembra, mas o rebaixamento de 2020, ocorreu apenas no início de 2021. Apesar de ser confirmado matematicamente na última rodada contra o Goiás, o empate melancólico contra o Corinthians na rodada anterior, selou a quarta queda do Vasco em sua história.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Quebra de jejum contra o Flamengo

A temporada 2021 começou na sequência e houve pouco tempo para uma reformulação brusca. A mais significativa foi no banco de reservas, quando Marcelo Cabo assumiu a equipe. Seu principal feito à frente do Vasco, foi a vitória em cima do Flamengo, que encerrou uma série de 17 jogos sem vitória sobre o rival. O último triunfo tinha sido em 2016.

Carioca pra esquecer

Apesar disso, o Vasco não foi muito longe na competição, e acabou sendo eliminado antes da semifinal.

Título ‘melancólico’ da Taça Rio

Sobrou a Taça Rio, que seria um mata-mata com os times que ficaram da 5ª até a 8ª posição na fase inicial. O Gigante da Colina bateu então Madureira e Botafogo, para ficar com a taça um tanto sem sal.

PUBLICIDADE

Eliminação da Copa do Brasil

Durante a Série B, o Vasco disputou também a Copa do Brasil, e passou com certo sofrimento nas três primeiras fases da competição. As vítimas foram a Caldense, o Tombense e o Boavista. Quando entraram as equipes da Libertadores, a equipe já comandada por Lisca Doido, acabou sendo eliminada pelo São Paulo.

PUBLICIDADE

Troca de técnicos

Aí foi um ponto a se entender da temporada. Não dá pra dizer que os técnicos do clube fizeram boas escolhas durante 2021. Mas será que a fase ruim era culpa de cada técnico no momento? Será que era o momento de cada um dos técnicos sair? Será que quem veio no lugar, era o nome certo? Pois nem Marcelo Cabo, nem Lisca Doido e  nem Fernando Diniz, deram liga ao Vasco.

Chegada de Nenê

O único reforço que realmente deu certo em 2021, foi o do meia Nenê. O craque saiu surpreendentemente do Fluminense e foi tentar salvar o Vasco na Série B. Apesar de boas atuações, não foi o suficiente.

Permanência na Série B

O percurso foi cheio de problemas, e o final era previsível: o Vasco não subiu! Uma 10ª colocação melancólica, com 49 pontos e apenas 43% de aproveitamento.

Projeto SAF

O acesso não veio, e o clube que se encontra em situação delicada financeiramente, precisa achar novas receitas para uma reformulação em 2022. Foi então que surgiu o projeto SAF (Sociedade Anônima do Futebol). O famoso clube-empresa, que já saiu do papel com o Cruzeiro, e teve passos importantes neste fim de ano para acontecer no Vasco.

PUBLICIDADE

Chegada de Zé Ricardo

O Vasco já começou a reformulação para 2022. Começando pelo extra-campo, onde chegaram o gerente geral Carlos Brazil, e o técnico Zé Ricardo.

Limpa no elenco

Além das mudanças, 11 jogadores já deixaram o Vasco. São eles: Walber, Ernando, Zeca, Romulo, Michel, Andrey, Marquinhos Gabriel, Léo Jabá, Morato e Cano. Além deles, Ricardo Graça foi vendido ao futebol japonês, resultando nas 11 saídas do clube neste final de ano.

Saída de Cano

Das 11 saídas até o momento, a que mais ‘doeu’ foi a do argentino Germán Cano. Até se cogitou uma renovação, mas não houve um acerto de valores, e o artilheiro acabou se despedindo.

Novos reforços para 2022

Falando das chegadas, já foram anunciados, Thiago Rodrigues(goleiro), Luis Cangá, Anderson Conceição (zagueiros), Yuri(volante), Edimar(lateral-esquerdo) e Isaque(meia).

PUBLICIDADE

+Mercado da bola: Quem chega e quem sai do Vasco em 2022

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJQemRuT1duaiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

 

Siga o Torcedores no Instagram e no Twitter

LEIA TAMBÉM:
Série C define calendário de 2022; veja quando começa e termina o campeonato nacional

PUBLICIDADE

Jornalista critica Flamengo por atitude e dispara: “Paulo Sousa já chegará demitido”

Cifras altas! Rescisão com Douglas Costa custaria quantia milionária ao Grêmio

Mercado da bola: Gabigol, do Flamengo, recebe sondagem de mais um clube da Europa

10 técnicos que não deram certo nos clubes em que são ídolos

Despedidas, surpresas, fim de jejuns e mais: 10 acontecimentos que marcaram o futebol em 2021

Cafu aponta favorito para conquistar a Champions League: “Tem jogadores decisivos”

Entende do assunto! Cafu aponta melhores laterais-direitos do mundo em atividade

Better Collective
18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial