UEFA parece ter se esgotado de tamanho desequilíbrio no futebol feminino de seleções, causando placares enormes como o 20 a 0 da Inglaterra sobre a Letônia
A UEFA confirmou nesta sexta-feira (3) que estará tomando medidas para modificar o formato das Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo Feminina da FIFA após goleadas na última rodada.
Esta medida foi rodada depois da Inglaterra ter goleado a Letônia por 20 a 0 e a Bélgica ter vencido a Armênia por 19 a 0 na última Data Fifa. As mudanças foram anunciadas por Nadine Kessller, chefe do departamento de futebol feminino da UEFA.
Keessler disse que o estilo adotado na Nations League para o futebol masculino é uma das ideias em estudo para modificar o formato atual das Eliminatórias, mas nenhuma decisão será tomada agora pois as mudanças serão válidas apenas depois da próxima Copa do Mundo.
Além disso, a UEFA reconhece que mudar o formato de qualificação não será apenas a única medida necessária para evitar um desequilíbrio tão considerável, citando que a pandemia do coronavírus atrapalhou o desenvolvimento de diversas seleções do futebol feminino pelo mundo.
Por fim, assim como ocorre com as discussões no futebol feminino, Kessler criticou veemente a ideia e a demora da discussão da Copa do Mundo bienal, decisão que também afetaria o futebol das mulheres e colocaria o torneio mundial na mesma época da Eurocopa masculina.
Veja o que disse a chefe do futebol feminino da UEFA ao jornal The Guardian
“Existem níveis enormes de inatividade em todo o mundo, nas ligas, no futebol de seleções nacionais, e se você não jogar regularmente, em um nível de elite, por uma seleção nacional, se sua liga não estiver funcionando e tiver que ser cancelada por fatores externos.. tudo isso explica o motivo de estarmos presenciando resultados que antes não aconteciam.”
“O formato vai ajudar a resolver isso com certeza, mas o que cria sucesso e o que cria competitividade? São os investimentos regulares, as estruturas certas no terreno, as ligas nacionais que estão funcionando regularmente, com bons padrões e a participação regular nas nossas eliminatórias para o Copa do Mundo ou Euros.
“É também o conjunto geral de jogadores que permitirá que você profissionalize suas estruturas. É muito importante começarmos a pensar no futebol feminino com uma visão estratégica de longo prazo.”
LEIA TAMBÉM
Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato
Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato